ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

A Igreja bizantina venera hoje São Sabas (+ 532) “arquimandrita de todos os ermos da Palestina”. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 5 de Dezembro

A Igreja bizantina venera hoje São Sabas (+ 532) “arquimandrita de todos os ermos da Palestina”.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 1,16-17

Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é poder de Deus para a salvação de todo o crente, primeiro o judeu e depois o grego. Pois nele a justiça de Deus revela-se através da fé, para a fé, conforme está escrito: O justo viverá da fé.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo acabou de referir o seu desejo de pregar o Evangelho também em Roma. Não se trata de uma sua presunção ou de uma sua mania. O apóstolo sabe que o Evangelho é um tesouro que lhe foi dado e que O deve comunicar aos outros, sobretudo aos pagãos. E não se envergonha porque o Evangelho contém a “força de Deus”, isto é, uma força capaz de actuar a “salvação de todo aquele que acredita”. Por isso é que a justiça de Deus é entendida como uma justiça que salva e não que condena. E a fé não é, antes de mais, a aceitação de uma doutrina, mas a adesão plena e total a Jesus que transforma o coração e o leva a viver conforme a novidade do Evangelho. E todos, em primeiro lugar os hebreus e depois, também os gregos, são chamados a acolher o Senhor. A ânsia de comunicar este Evangelho de Jesus “devora” o apóstolo Paulo. E, na verdade, deveria devorar os discípulos de todos os tempos. E podemos dizer que no início deste novo milénio, urge uma renovada e apaixonada pregação evangélica. O apóstolo, para realçar a urgência da fé, cita uma passagem do profeta Habacuc: “Quem não é recto vai morrer, enquanto o justo viverá pela sua fidelidade” (Hab 2, 4). Quem não é recto é o injusto, isto é, aquele que se afastou de Deus. Pelo contrário, o justo é aquele que continua a ser fiel a Deus e a entregar-se a Ele. Por isso, a verdadeira vida provém unicamente da fé, da entrega total a Deus. Muitas são as maneiras com que os homens dos nossos dias tentam dar um sentido à própria vida; muitas vezes percorrem caminhos que se revelam incertos e ilusórios. O caminho para obter a vida plena é aquele iluminado pela fé e pelo temor de Deus. É o caminho de Jesus: quem segue o Evangelho vence o pecado e a morte e participa na sua própria ressurreição. Portanto, o Evangelho é uma força que transforma, é uma energia que transforma. E Paulo é testemunha directa: a sua própria vida foi transformada e posta ao serviço do Senhor. Desde o início, o apóstolo quer evidenciar o tema que irá desenvolver no curso de toda a Epístola.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO