ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 19 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua classe, coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. Todo o povo estava da parte de fora em oração, à hora do incenso. Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe:
«Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu vais chamar-lhe João.

Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento.

Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe

e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.

Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições.» Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso, se estou velho e a minha esposa é de idade avançada?» O anjo respondeu:
«Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar esta Boa-Nova.

Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria.»

O povo, entretanto, aguardava Zacarias e admirava-se por ele se demorar no santuário.

Quando saiu, não lhes podia falar e eles compreenderam que tinha tido uma visão no santuário. Fazia-lhes sinais e continuava mudo.

Terminados os dias do seu serviço, regressou a casa. Passados esses dias, sua esposa Isabel concebeu e, durante cinco meses, permaneceu oculta. Dizia ela: «O Senhor procedeu assim para comigo, nos dias em que viu a minha ignomínia e a eliminou perante os homens.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Depois da página evangélica da genealogia de Jesus, como referida por Mateus, a liturgia apresenta-nos o trecho evangélico de Lucas que narra a anunciação do anjo a Zacarias enquanto este se encontra no templo para lhe comunicar o nascimento de um filho, João Baptista. É uma espécie de preparação para o anúncio do nascimento de Jesus. A Palavra de Deus quer ajudar a nossa mente e o nosso coração a abrirem-se ao mistério. E apresenta os cônjuges idosos, Zacarias e Isabel que se preparavam para encerrar a própria vida sem que pudessem prosseguir através de um filho. Não tinham podido ter um filho, porque estéreis. Já velhos, não esperavam outra coisa senão uma morte serena. Nada de mais natural, podemos dizer. Neles, podemos ver a vida de muitos idosos e de muitas idosas já resignados a passarem os últimos anos da vida de uma maneira mais ou menos triste, muitas vezes sozinhos e de qualquer modo, sem nenhuma esperança para o amanhã. É uma condição que, nas nossas sociedades opulentas, se tornou, paradoxalmente, cada vez mais frequente e, se possível, também mais cruel. O progresso da medicina, felizmente, ajuda a prolongar os anos de vida mas, lamentavelmente, alonga-se também, o tempo da solidão e da tristeza: sempre cada vez menos pessoas se ocupam dos idosos e, na verdade, são poucos os que perdem o próprio tempo a falar com eles. Mas, no templo, o Senhor manda um Anjo falar com Zacarias e anunciar-lhe que terá um filho. Para Zacarias parece impossível. A falta de esperança estava tão radicada no seu coração que o tornou conformado a qualquer novidade. É demasiado, pensa o velho sacerdote. E a resignação vence sobre a palavra do anjo. É o que nos sucede também a nós quando deixamos vencer no nosso coração a resignação que nos torna incrédulos diante da Palavra Evangélica. A força e o amor do Senhor chocam muitas vezes com a nossa incredulidade. E sucede também a nós, como sucedeu com Zacarias, que fiquemos mudos, incapazes de falar e de esperar. Quem não escuta a Palavra de Deus, nem sequer consegue falar, não sabe proferir palavras de esperança nem para si nem para o próximo. Mas se acolhermos o amor de Deus e se deixarmos que a palavra do anjo chegue até ao nosso coração, a nossa incredulidade e a nossa esterilidade serão derrotadas. E, também nós, veremos nascer um futuro novo. Também nós, como Isabel e Zacarias, podemos conceber um futuro novo, um mundo novo, uma fraternidade nova. Ninguém é demasiado velho para não poder escutar o Evangelho e para não poder gerar um futuro mais belo para si e para o próximo. É o significado do Natal que nos preparamos para celebrar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO