ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 1 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 13,1-7

Que todos se submetam às autoridades públicas, pois não existe autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade opõe-se à ordem querida por Deus, e os que se opõem receberão a condenação. É que os detentores do poder não são temidos por quem pratica o bem, mas por quem pratica o mal. Não queres ter medo da autoridade? Faz o bem e receberás os seus elogios. De facto, ela está ao serviço de Deus, para te incitar ao bem.
Mas, se fazes o mal, então deves ter medo, pois para alguma coisa ela traz a espada. De facto, ela está ao serviço de Deus para castigar aquele que pratica o mal.

É por isso que é necessário submeter-se, não só por medo do castigo, mas também por razões de consciência. É também por essa razão que pagais impostos; aqueles que têm de se ocupar disso são funcionários de Deus. Dai a cada um o que lhe é devido: o imposto, a quem se deve o imposto; a taxa, a quem se deve a taxa; o respeito, a quem se deve o respeito; a honra, a quem se deve a honra.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo escreve aos Romanos que os cristãos não estão dispensados do ordenamento estatal e social, antes pelo contrário, devem testemunhar o Evangelho na vida quotidiana das cidades onde vivem. Não podem alhear-se da história. Por isso, pede-lhes que sejam exemplares também na vida civil. Paulo fala obviamente da autoridade constituída, concebida como autoridade proveniente de Deus. O apóstolo queria certamente não só defender as comunidades cristãs da acusação de subversão que se insinuava nalguns ambientes, como também chamar a atenção dos crentes para um comportamento responsável no seio da sociedade onde viviam. Se se deve pagar o tributo a quem tem direito, do mesmo modo se devem respeitar todos e honrar a quem de dever. Com efeito, a honra e o respeito devem ser prestados, antes de mais, a quem é negado tais como os pobres, os humildes, os doentes, os idosos. Os crentes, como escreve a antiga Carta a Diogneto, são homens como todos, respeitam as leis como todos e, no entanto, vivem na sociedade com um coração novo e com uma esperança nova. Eles são, na verdade, a alma da sociedade, porque a transformam de dentro com a força do amor e da misericórdia por todos e, em particular, pelos mais pobres.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO