ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Vigília de Pentecostes Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 18 de Maio

Vigília de Pentecostes


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Colossenses 2,16-23

Por isso, não vos deixeis condenar por ninguém, no que toca à comida e à bebida, ou a respeito de uma festa, de uma Lua-nova ou de um sábado. Tudo isto não é mais que uma sombra das coisas que hão-de vir; a realidade está em Cristo. Não vos deixeis inferiorizar por quem quer que seja que se deleite com práticas de humildade ou culto dos anjos. É gente que, dando toda a atenção às suas visões, em vão se gloria com a sua inteligência carnal e não se apoia naquele que é a Cabeça; é a partir dele que todo o Corpo, abastecido e mantido pelas junturas e articulações, recebe o seu crescimento de Deus. Se morrestes com Cristo para os elementos do mundo, porque é que vos submeteis a normas, como se estivésseis ainda dependentes do mundo? Não tomes, não proves, não toques em coisas, todas elas destinadas a ser consumidas; coisas de acordo com os preceitos e ensinamentos dos homens! São normas que, embora tenham uma aparência de sabedoria - a respeito do culto voluntário, da humildade, da austeridade corporal - não têm qualquer valor; só servem para satisfazer a carne.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo adverte, mais uma vez, os Colossenses para não se deixarem fascinar pela falsa doutrina que tenta insinuar-se na comunidade afastando-a do Evangelho recebido. E exorta-os a não se deixarem intimidar pelos julgamentos arrogantes que os falsos mestres emitem contra aqueles que não os seguem. Paulo acena a algumas práticas desta falsa “filosofia”, isto é, a observância dos preceitos rituais provavelmente pertencentes à tradição judaica e esclarece que quem os observa não acolheu ainda a plena soberania de Cristo sobre a própria vida: de facto, só Jesus é que é o Salvador (a “realidade” que salva). Para expressar essa “realidade”, escolhe o termo “corpo” utilizado para significar a Igreja, lugar onde a salvação já é dada pela presença do Senhor. Provavelmente os falsos mestres exortavam a praticar a “humildade”, isto é, a submissão às potências cósmicas identificadas nos anjos. Mas, quem se submete a outros poderes ou potências (fossem até mesmo os próprios hábitos ou as próprias certezas) e não a Cristo, afasta-se da salvação. Na verdade, Jesus é a Cabeça (chefe) do Corpo que é a Igreja, e é Ele que mantém os membros unidos. Tudo aquilo que compromete a unidade do corpo leva ao afastamento de Cristo. Não há, portanto, diferença entre a união com Jesus e a união com a comunidade. Não é possível pensar estar em comunhão com a Cabeça se não se está em comunhão com o corpo. O apóstolo mostra a absurdez da “filosofia” destes pseudo-doutores. Ela tem toda a aparência da sabedoria, de uma autêntica religião com rituais e mortificações que não deixam de impressionar chegando até mesmo a dar um timbre de seriedade mas, na realidade, afasta-se dos irmãos e, consequentemente, de Cristo. Para obter a salvação, os falsos mestres impõem a mortificação do corpo, com o resultado de “inchar” a carne, isto é, fazer crescer o orgulho. As proibições e as abstinências deles obtêm o efeito contrário: não a morte do homem velho, mas a afirmação do orgulho. Estas práticas rituais não abrem o homem à escuta do Evangelho, mas fecham-no em si mesmo, num “orgulho” que incha o ego e o afasta da comunidade. Paulo desmascara a perversidade da “filosofia” do pensar em si mesmo e do viver para si mesmo. O baptismo, pelo contrário, liberta o crente do homem velho e de qualquer receio para imergi-lo na morte e na ressurreição de Cristo. Ao discípulo basta só o Mestre, e, só a Ele, pertence. É este o sentido de pertença à comunidade, à Igreja: o crente, subtraído às potências deste mundo, está sob a influência do Ressuscitado.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO