ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de Santo Estêvão (+1038), rei da Hungria. Converteu-se ao Evangelho e promoveu a evangelização do país. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 16 de Agosto

Memória de Santo Estêvão (+1038), rei da Hungria. Converteu-se ao Evangelho e promoveu a evangelização do país.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 18,1-23

Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias, nestes termos: «Vai e desce à casa do oleiro, e ali escutarás a minha palavra.» Fui, então, à casa do oleiro, e encontrei-o a trabalhar ao torno. Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, retomava o barro com as mãos e fazia outro, como bem lhe parecia. Então, foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: «Casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz este oleiro? Como o barro nas suas mãos, assim sois vós nas minhas, casa de Israel - oráculo do Senhor. Em dado momento, anuncio a uma nação ou a um reino que o vou arrancar e destruir. Mas, se esta nação, contra a qual me pronunciei, se afastar do mal que cometeu, também Eu me arrependerei do mal com que resolvi castigá-la. Igualmente decido, de repente, edificar e plantar um povo ou um reino. Porém, se esse povo proceder mal diante de mim e não escutar a minha palavra, hei-de arrepender-me também do bem que decidira fazer-lhe. Agora, pois, dirige-te à gente de Judá e aos habitantes de Jerusalém e diz-lhes: 'Isto diz o Senhor: Eu, o oleiro, estou a preparar uma desgraça contra vós, meditando projectos contra vós. Voltai, portanto, dos vossos maus caminhos, emendai o vosso proceder e as vossas obras.' Mas eles responderão: 'É inútil! Seguiremos os nossos pensamentos, cada um de nós agirá segundo as más inclinações do seu coração obstinado'. Portanto, assim fala o Senhor:
Interrogai as nações pagãs:
Quem jamais ouviu semelhante coisa?
Foi horrível o crime que cometeu a jovem de Israel!

Acaso desaparecerá dos rochedos a neve do Líbano?
Ou hão-de esgotar-se as águas das correntes,
que deslizam frescas?

Ora, o meu povo esqueceu-se de mim,
e ofereceu incenso aos ídolos
que o fazem tropeçar nos seus caminhos,
nos caminhos de sempre;
preferem andar por atalhos,
que não são estrada firme.

Tornam a sua terra num deserto,
objecto de perpétuo escárnio;
quem por ela passar,
estupefacto, abanará a cabeça.

Como o vento do Oriente,
Eu o dispersarei diante do inimigo;
voltar-lhe-ei as costas, e não a face,
no dia da desgraça.» Eles disseram: «Vinde e tramemos uma conspiração contra Jeremias, porque não nos faltará a lei se faltar um sacerdote, nem o conselho se faltar um sábio, nem a palavra divina por falta de um profeta! Vinde, vamos difamá-lo, e não prestemos atenção às suas palavras!» Senhor, ouve-me!
Escuta o que dizem os meus adversários.

É assim que se paga o bem com o mal?
Abriram uma cova para me tirarem a vida.
Lembra-te de que me apresentei diante de ti,
a fim de interceder por eles
e afastar deles a tua cólera.

Por isso, entrega os seus filhos à fome,
e a eles próprios, ao fio da espada.
Fiquem as suas mulheres viúvas e sem filhos;
que os seus maridos sejam mortos pela peste,
e os seus jovens feridos à espada no combate.

Que todos ouçam os clamores,
vindos das suas casas,
quando, de repente, lançares sobre eles os salteadores!
Porque abriram uma cova para me prender,
e armaram laços ocultos para os meus pés.

Mas Tu, Senhor, que conheces
todos os seus planos de morte contra mim,
não lhes perdoes esta iniquidade.
Que o seu pecado permaneça indelével a teus olhos;
caiam eles de repente na tua presença.
Castiga-os no dia da tua ira.


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

“Como barro nas mãos do oleiro, assim estais vós nas minhas mãos”. Estas palavras recordam a criação do homem. O Senhor plasmou-o antes da Terra e depois soprou nele o espírito da vida. E o homem tornou-se num ser vivo (Gn 2, 7). Não nos devemos esquecer que a condição perene de cada homem e cada mulher é caracterizada por terem sido feitos de pó. No entanto, Deus não despreza aquele pó que é o homem, antes pelo contrário, valoriza-o. Tal como um oleiro, Ele continua a plasmar cada um de nós, dando-nos o Seu Espírito de vida para que cresçamos “à Sua imagem e semelhança”. O Senhor não despreza a nossa pobreza da nossa fragilidade. Ele não deixa de Se debruçar sobre nós e trabalha continuamente sobre nós para que cresçamos como Seus filhos, Suas testemunhas. Somos, deveras, como diz Paulo, “vasos de barro”. No entanto, o Senhor, através da Sua Palavra, continua a colocar nos nossos corações o sopro da vida, o sopro do Espírito Santo. Aquele sopro das origens não é dado uma vez por todas; todos os dias é-nos dado pelo Senhor para nos sustentar no caminho para a plenitude da vida. Jeremias lembra-nos também a nós a grande responsabilidade na escolha de seguir o Senhor. Quem segue o caminho do Senhor, e não “o seu coração obstinado”, encontrará bênçãos. Como é triste continuarmos a seguir-nos a nós mesmos depois de todo o amor e perdão recebidos do Senhor! No entanto, é o amor mais alto que poderemos ter na Terra. O Senhor, como que num desafio de amor, pede ao Seu povo: “Procurai interrogar as nações: Qual delas ouviu semelhante coisa.... No entanto, o meu povo esqueceu-se de Mim... tropeçaram nos seus caminhos, caminhos antigos...”. Na vida, muitas vezes, volta-se para trás porque se não escutamos, não ficamos como somos, recuamos, pioramos. É o que acontece quando nos esquecemos do que recebemos e voltamos a seguir os nossos caminhos individuais. Compreendamos, então, a oração do profeta, que pede a ajuda de Deus perante a fadiga da sua vocação. Peçamos força ao Senhor, para continuarmos a comunicar a força do Seu amor e do Seu perdão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO