ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 30 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 23,17-40

Eles dizem repetidamente
aos que desprezam a palavra do Senhor:
'Tereis paz!';
e aos que seguem, obstinadamente,
as tendências do seu coração:
'Nenhum mal virá sobre vós!'

Mas, quem assistiu ao conselho do Senhor
e viu e ouviu a sua palavra?
Quem ouviu e prestou atenção à sua palavra?

Eis que se levantará a tempestade da ira do Senhor,
uma furiosa tempestade
que avança em turbilhão
sobre a cabeça dos maus.

A cólera do Senhor não se acalmará
até que Ele execute e cumpra os seus desígnios.
Compreendê-los-eis plenamente no futuro.

Não enviei estes profetas, e eles vieram a correr;
não lhes falei, e eles profetizaram.

Se assistissem ao meu conselho,
teriam transmitido as minhas palavras ao meu povo,
tê-lo-iam convertido do seu mau caminho
e das suas perversas acções.»

«Será que Eu sou Deus só ao perto
e não sou Deus ao longe?
- oráculo do Senhor.

Poderá alguém ocultar-se em lugares escondidos
sem que Eu o veja?
- oráculo do Senhor.
Porventura não sou Eu que encho o céu e a terra?
- oráculo do Senhor.

Escutai o que disseram os profetas, que em meu nome profetizavam mentiras e diziam: 'Tive um sonho! Tive um sonho!'

Até quando há-de haver profetas que vaticinam a mentira, que profetizam os desvarios do seu coração?

Fazem com que o meu povo se esqueça de mim pelos sonhos que contam uns aos outros, como se esqueceram os seus pais do meu nome, por causa de Baal.

O profeta que tem um sonho conte-o como um sonho! Mas, a quem for dirigida a minha palavra, reproduza-a fielmente! Que comparação pode haver entre a palha e o grão? - oráculo do Senhor. Não se assemelham ao fogo as minhas palavras como um martelo que tritura a rocha? - oráculo do Senhor. Eis que vou lançar-me contra os profetas que roubam as minhas palavras uns aos outros - oráculo do Senhor. Vou pedir contas aos profetas - oráculo do Senhor - cujas línguas ousam proclamar os oráculos. Irei contra os profetas que sonham mentiras - oráculo do Senhor - que as contam e desorientam o meu povo com essas mentiras e enganos. Não os enviei, não lhes dei missão alguma. Eles nenhum bem fazem a este povo» - oráculo do Senhor. «Se este povo ou algum profeta ou sacerdote te vier perguntar: 'Qual é o oráculo de ameaça do Senhor?', responderás: 'Vós é que sois uma pesada ameaça. Eu vos lançarei para longe de mim' - oráculo do Senhor. Mas se o profeta, o sacerdote ou o povo disser: 'Oráculo de ameaça do Senhor', Eu castigá-lo-ei a ele e à sua família. Assim é que deveis dizer uns aos outros, irmão a irmão: 'Que respondeu o Senhor?' e 'Que disse o Senhor?' Não repitais mais 'Oráculo de ameaça do Senhor', pois essa mesma palavra tornar-se-á uma ameaça para cada um, já que deturpais o sentido das palavras do Deus vivo, do Senhor do universo, do nosso Deus. Ao profeta perguntarás assim: 'Que respondeu o Senhor?' ou 'Que disse o Senhor?' Vós, porém, dizeis: 'Oráculo de ameaça do Senhor.'» Eis o que diz o Senhor: «Já vos adverti para não repetirdes estas palavras, isto é, 'Ameaça do Senhor', pois vos havia recomendado: Não direis 'Ameaça do Senhor'. Por causa disso, vou tratar-vos como uma coisa pesada e lançar-vos-ei para longe de mim, bem como à cidade que vos dei a vós e a vossos pais. Espalharei sobre vós um opróbrio eterno, uma eterna vergonha, que jamais será esquecida.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A Palavra do Senhor é um fogo que queima e destrói a fim de edificar um novo coração, um homem novo. O Senhor sabe muito bem que a Sua Palavra é eficaz e que provoca uma transformação. O Senhor não quer que o homem seja destruído pelo peso terrível das suas culpas e das suas falhas e, acabe assim, na escuridão e nas trevas. A Palavra queima as impurezas de um coração habituado a sentir-se dono de si mesmo e do próprio destino, mas, ao mesmo tempo, anima e suporta quando as forças diminuem e tudo parece ficar monótono. A Palavra desperta do torpor do egocentrismo e da resignação; levanta os que caíram na poeira e negligenciam a própria humanidade. A Palavra leva os profetas a comunicarem os sonhos e as visões inspirados pelo Senhor e eles comprometem-se para que sejam realizados. No entanto, a Palavra também é um desafio. O profeta está ciente da necessidade que ele mesmo tem de ouvir o que depois deve referir e de pedir ajuda para comunicá-lo com coragem e clareza. O profeta – e é assim para todos os crentes, para todos os discípulos chamados a proclamar a Palavra do Mestre - conhece bem as suas fraquezas e sabe que elas se tornam limites intransponíveis sem Aquele que dá a força. Por isso, o apóstolo pode dizer: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12, 10). A Palavra desafia o orgulho de todos - é este o pecado dos falsos profetas! - e torna-Se numa guia segura na humildade e na paciência. Temos de aprender a falar a linguagem da Palavra do Senhor, não a dos falsos profetas que vivem cheios das suas mentiras e das suas aparências. As palavras deles destinam-se a substituir “as palavras do Deus vivo”, mas são vazias e, por isso, não dão vida, mas apenas morte, tanto espiritual quanto histórica. O profeta que fala por si mesmo e por Deus não percebe que substitui o amor que faz crescer, com a atenção estéril para com os próprios desejos. Mas Deus permanece ao lado dos homens “de perto” e “de longe”. Ele enche “o Céu e a Terra”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO