ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 14 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 17,10-13

Os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, porque é que os doutores da Lei dizem que Elias há-de vir primeiro?» Ele respondeu:
«Sim, Elias há-de vir e restabelecerá todas as coisas.

Eu, porém, digo-vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim hão-de fazer sofrer o Filho do Homem.»

Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Baptista.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho narra-nos o breve diálogo entre Jesus e os discípulos depois da transfiguração, enquanto desciam do monte Tabor. A conversa verte sobre um dos protagonistas da visão, o profeta Elias. Os discípulos estavam cada vez mais convencidos de que Jesus era o Messias. Os doutores da Lei, no entanto, continuavam a argumentar que antes do Messias deveria chegar Elias. Na verdade, no livro do profeta Malaquias, está escrito: “Eis que vou enviar-vos o profeta Elias, antes de chegar o grandioso e terrível Dia do Senhor: Ele há-de fazer voltar o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais, e assim, quando Eu vier, não condenarei o país à destruição total” (Ml 3, 23). Jesus confirma aos discípulos esta profecia, mas explica-lhes que Elias já veio. E não só, o seu próprio destino (“fizeram dele tudo o que queriam”) preanuncia o do Filho do Homem. As pessoas, no entanto, não o reconheceram, antes pelo contrário, rejeitaram-no. Os discípulos compreendem que Jesus está a falar de João Baptista. E não fazem mais perguntas, compreendem cada vez mais claramente que o extraordinário Mestre que têm diante deles é o Messias. Este trecho evangélico sugere-nos a necessidade que todos temos de alguém que prepare também para nós o caminho ao Senhor que está para chegar; que haja uma voz que grite forte no deserto deste mundo e dos nossos corações que há alguém que nos ama. Na verdade, muitas vezes, o nosso egocentrismo embota-nos os olhos e o coração. E impede-nos de abrir o coração para aguardar o Senhor que nos vem salvar. Precisamos sempre de um profeta, justamente de Elias, de um irmão, de uma irmã que fale aos nossos ouvidos e que toque o nosso coração para acolhermos o Senhor. Elias, então, é a Palavra de Deus proclamada, é a profecia que continua a falar-nos ainda hoje. E a Sua Palavra, como escreve o Eclesiástico, é como o fogo: “A sua palavra queimava como um facho”. O arrebatamento de Elias, levado para o Céu num carro de fogo, significa que a profecia de Deus não morre, mas que continua ainda hoje nas tantíssimas testemunhas que, com a palavra e o exemplo, continuam a pregar a urgência do amor de Deus e dos irmãos. A nós todos é pedido para não fecharmos os olhos e para vermos os “sinais de Deus”, para não taparmos os ouvidos e escutarmos o Evangelho, para não trancarmos o coração e abri-lo ao Senhor que veio nascer entre nós.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO