ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 22 de Dezembro

Homilia

A liturgia de hoje acompanha-nos até ao limiar do Natal, quase que a proteger-nos das distracções e preocupações que não estejam relacionadas com o encontro com Jesus. A Igreja quer que este Natal seja cheio de sentido e de alegria para todos nós. Às portas da Noite Santa, faz-nos encontrar José, um homem como muitos outros, um carpinteiro de uma pequena aldeia da Galileia. Nem ele, nem a sua aldeia, nem a Galileia eram importantes na sociedade do tempo. Na verdade, aquela zona, devido à sua posição periférica, não gozava de boa fama, também porque era pouco estável no plano da fé. José vivia a sua pequena vida de operário e pensava no seu futuro. Sonhava um futuro normal, com uma família e um trabalho decoroso. Tomou como esposa uma jovem da aldeia, Maria, aguardando tranquilo a realização definitiva do seu sonho. No entanto, um dia, este sonho foi perturbado. Maria tinha ficado misteriosamente grávida. O que é que tinha acontecido? Podia-se falar (e acusar Maria) de adultério. No judaísmo da época, impunha-se o “repúdio” da mulher. Portanto, José, enquanto marido traído, teria podido repudiar Maria, com todas as consequências civis e criminais do caso, fazendo com que Maria aparecesse aos olhos de todos uma jovem adúltera, rejeitada e marginalizada não só pelos parentes mas por todos os habitantes de Nazaré.
José, homem justo, decidiu, no entanto, deixá-l’A secretamente para não A expor a esta penosa situação. Apesar de jovem, já tinha piedade e sabedoria. De qualquer modo, o seu sonho tinha sido quebrado. Não lhe restava mais do que reflectir sobre aquela triste experiência. E podemos imaginar o seu drama e a sucessão dos seus pensamentos. Mas Deus não o deixou sozinho com os seus pensamentos. Precisamente no momento em que se questionava amargurado e, provavelmente, sem nenhuma esperança para o seu futuro, José começou a sonhar. “O Anjo do Senhor apareceu-lhe”, escreve o evangelista. Desta vez, já não era o pequeno sonho, ligado à insignificante vida de carpinteiro que ele mesmo tinha programado para si. Tratava-se de um sonho bem maior: “José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria como esposa. Porque Ela concebeu pela acção do espírito Santo; Ela dará à luz um Filho, ao qual darás o nome de Jesus: pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
É o Evangelho do Natal. Podemos dizer que é o “sonho” do Natal: uma criança salvará o mundo inteiro dos seus pecados; uma criança libertará o mundo de todas as formas de escravidão. José, simples carpinteiro de uma pequena aldeia da periferia do império, encontra-se a viver num horizonte novo e largo, o do Natal. Já não é o seu pequeno sonho, mas aquele grande do Senhor, o sonho ilimitado do Evangelho. José acordou e fez conforme o Anjo lhe tinha mandado: tomou consigo Maria. José, humilde carpinteiro, hoje está diante de nós para nos exortar a escutar o Evangelho, a acolher o sonho que está nas palavras do Anjo. José não está entre os actores principais do Evangelho. E, no entanto, participou na grandeza e na alegria daquela noite: tomou consigo Maria e o Menino. A todos nós é pedido para tomar consigo o Evangelho e abandonar o egocentrismo banal dos próprios pequenos sonhos e aspirações. No Natal, devemos sonhar em grande. Também nós, apesar de pequenos e muitas vezes banais, podemos participar no grande projecto de amor que Deus tem para os homens. Com José, aproximemo-nos da Santa Noite para acolher o Senhor e para caminhar com Ele ao longo dos caminhos dos homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO