ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Festa de Maria, Mãe de Deus
Palavra de deus todos os dias

Festa de Maria, Mãe de Deus

Festa de Maria Mãe de Deus
Oração pela paz no mundo e pelo fim de todas as guerras.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Festa de Maria, Mãe de Deus
Quarta-feira, 1 de Janeiro

Homilia

A liturgia exorta-nos a olhar para Maria para festejá-l’A e venerá-l’A como a Mãe de Deus. Já se passaram sete dias do Natal, desde que os nossos olhos se pousaram sobre aquele Menino e sobre todos os pequeninos e os frágeis deste mundo. Hoje a Igreja sente a necessidade de contemplar também a Mãe e de A festejar. Mas - é bom evidenciá-lo – contemplamo-l’A, mas Ela não está sozinha. Os pastores, quando chegaram a Belém “encontraram Maria e José e o Menino” (v. 16). É belo imaginar Jesus já não na manjedoura mas nos braços de Maria: Ela mostra-O àqueles humildes pastores e continua a mostrá-l’O aos humildes discípulos ao longo dos tempos. Maria com Jesus no regaço ou nos braços é, de todas as imagens, a mais familiar e a mais cheia de amor do Mistério da Encarnação. Na tradição da Igreja do Oriente a relação entre aquela Mãe e aquele Filho é tão forte que nunca se encontra uma imagem de Maria sem Jesus; Ela existe para aquele Filho; a Sua tarefa é gerá-l’O e mostrá-l’O ao mundo. Este é o ícone de Maria, a Mãe de Jesus, mas é também a imagem da Igreja e de todo o crente: abraçar com amor o Senhor e mostrá-l’O ao mundo. Tal como aqueles pastores que, saindo da gruta, regressaram glorificando e louvando a Deus, assim também nós, com a mesma energia e o mesmo fervor, ao sairmos da celebração litúrgica, devemos entrar no novo ano que começa com a alegria daqueles pastores depois do encontro com aquela Mãe e aquele Menino. E seria, na verdade, uma grande consolação se ainda hoje, alguém pudesse escrever: “Todos os que ouviam os pastores ficavam maravilhados com aquilo que contavam” (v. 18). Infelizmente, as pessoas das nossas cidades surpreendem-se com outras coisas! Mas se calhar, devemos perguntar também a nós mesmos se por acaso não faltam “pastores” (e não me refiro só aos sacerdotes; todo o crente é, à sua maneira, um “pastor”) que saibam comunicar às pessoas das nossas cidades a alegria do encontro com aquele Menino.
Já é tradição consolidada que no primeiro dia do ano a Igreja se reúna em oração para invocar a paz. O Papa, com a sua mensagem, continua a exortar todos os crentes e os homens de boa vontade a caminharem no trilho da justiça e da paz. Sabemos, no entanto, que a paz é uma dádiva que vem do alto, é um fruto do Espírito do amor que opera no coração dos homens. Venha o Espírito do Senhor para que transforme os corações dos crentes, para que se comovam e se enterneçam perante a fragilidade do Menino; transforme os corações das nossas cidades e dos nossos países, para que o ódio, a inveja, a difamação, o abuso, o desinteresse sejam afastados e cresça a solidariedade; transforme o coração do nosso país para que não predomine o individualismo, o interesse individual de cada grupo e o crime; ilumine a mente para que abunde o perdão, a misericórdia e o senso do bem comum; transforme o coração das nações e dos povos em guerra, para que sejam desarmados dos espíritos violentos e se reforcem os operadores de paz; transforme o coração dos povos ricos para que não estejam cegos perante as necessidades dos povos mais pobres e que concorram mais na generosidade; transforme o coração das nações e dos povos mais pobres, para que abandonem a via da violência e tomem o caminho do desenvolvimento; transforme o coração de cada homem e cada mulher, para que descubram de novo o rosto do único Deus, Pai de todos nós.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO