ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 4 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 9,9-13

Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou-se e seguiu-o. Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos. Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?» Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, caminhando, vê Mateus, um cobrador de impostos encarregado de recolher os tributos que iam encher os cofres do tetrarca, do governador da região e dos odiados romanos. É o autor do Evangelho que acabámos de escutar. Como cobrador de impostos, é um publicano, considerado por todos como um vigarista e um explorador das pessoas e da lei. Ainda por cima, são considerados impuros, porque manuseiam dinheiro e concluem equívocos negócios pecuniários. Isto é, são pessoas que se devem evitar. Equiparados aos excomungados, ladrões e usurários, nem sequer devem ser cumprimentados. Pelo contrário, Jesus aproxima-Se e põe-Se a falar com ele. No fim, até lhe faz um convite: “Segue-Me”. Um publicano é chamado para fazer parte dos discípulos. Precisamente o contrário de manter-se afastado e de nem sequer dar a mão! Mateus, contrariamente a muitos homens que se consideravam religiosos e puros, levanta-se imediatamente da sua cadeira e começa a seguir Jesus. De pecador que era, torna-se num exemplo de como se deve seguir o Senhor. Ainda mais, com o Evangelho que tem o seu nome, tornou-se guia de muitos. Também nós seguimos este antigo publicano e pecador que nos conduz para o conhecimento e o amor do Senhor Jesus. Mateus convida logo Jesus para um banquete. Os seus amigos também se associaram. É um banquete muito estranho; formado, precisamente, por publicanos e pecadores. Mas Jesus não Se envergonha de estar no meio deles. Alguns fariseus, escandalizados por esta cena, dizem aos discípulos: “Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?” Jesus, ouve esta objecção e intervém directamente na polémica com um provérbio incontestável pela sua clareza: “As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes”. Jesus não quer com isso dizer que os fariseus são saudáveis e os outros doentes. Com efeito, para Ele, nunca há na Terra uma divisão maniqueísta entre gente boa e má, entre justos e pecadores. Jesus pretende apenas explicar qual é a Sua missão: Ele veio para ajudar e para curar, para libertar e para salvar. No entanto, para seguir e acolher Jesus e o Seu Evangelho, é necessário sentir uma ferida, sentir-se necessitado, abrir o próprio coração com uma demanda e uma procura. Como faz o doente. Por isso, dirigindo-Se directamente aos fariseus, acrescenta: “Aprendei, pois, o que significa: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício”. E exorta todos a serem como Ele: “Aprendei de Mim porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). E aproximando-Se ainda mais a cada um de nós, acrescenta: ”Não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Por isso é que não é assim tão difícil sentir o Senhor ao nosso lado. Basta admitir, diante d’Ele, que somos necessitados, que não somos assim tão saudáveis como, infelizmente, muitas vezes queremos fingir de ser.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO