ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Paz
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Paz

Recordação de Gigi, uma criança de Nápoles, que morreu de modo violento. Com ele recordamos todas as crianças que sofrem ou que morreram devido à violência dos homens. Oração pelas crianças. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Paz
Segunda-feira, 15 de Dezembro

Recordação de Gigi, uma criança de Nápoles, que morreu de modo violento. Com ele recordamos todas as crianças que sofrem ou que morreram devido à violência dos homens. Oração pelas crianças.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Números 24,2-7.15-17

Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. Desceu sobre ele o Espírito de Deus e ele proferiu o seu oráculo, dizendo:
«Oráculo de Balaão, filho de Beor,
oráculo do homem de olhar penetrante;

oráculo do que escuta as palavras de Deus,
que tem a visão do Omnipotente,
que se prostra, mas de olhos abertos.

Como são belas as tuas tendas, ó Jacob,
as tuas moradas, ó Israel!

Estendem-se como os vales,
como jardins junto de um rio!
O Senhor plantou-as
como árvores de aloés,
como cedros junto das águas!

A água escorre de seus reservatórios
e suas sementeiras têm água abundante.
O seu rei é mais forte que Agag, e exalta o seu reino!

E Balaão pronunciou o seu oráculo, dizendo:
«Oráculo de Balaão, filho de Beor,
oráculo do homem de olhar penetrante.

Oráculo daquele que escuta as palavras de Deus,
e conhece a sabedoria do Altíssimo,
que tem a visão do Omnipotente,
que se prostra, mas de olhos abertos.

Eu vejo, mas não para já;
contemplo-o, mas ainda não próximo:
uma estrela surge de Jacob
e um ceptro se ergue de Israel.
Derrubará as frontes de Moab
e o crânio de todos os filhos de Set.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Israel já está próximo do fim do caminho no deserto. A sua entrada na Terra Prometida por Deus é, no entanto, impedida por Balac, rei de Moab. Este, opõe-se de maneira decidida à passagem do povo de Israel. E, para ser ainda mais eficaz nesta sua oposição, assolda Balaão, um famoso e poderoso adivinho da região da Mesopotâmia, para que faça um sortilégio contra Israel e o amaldiçoe. Mas o Senhor, que está ao lado e que guia com força o Seu povo, intervém e transforma este adivinho, contra a vontade dele e do rei que o assoldou, em profeta para Israel. O trecho, retirado do livro dos Números, propõe alguns versículos do terceiro e do quarto dos oráculos proferidos por Balaão que significa “devorador”. Ele, apesar do seu nome e da sua origem, recebe o Espírito de Deus e refere o que recebe do Senhor. Escreve o texto: “ouve as palavras de Deus e conhece a ciência do Altíssimo” e “vê aquilo que o Todo-poderoso mostra”. O Senhor fala ao Seu povo de todas as maneiras. Desta vez, através de um homem a soldo do inimigo. E ele, profeta contra a sua vontade, descreve a prosperidade e a fecundidade da terra que Israel está para receber. Ele exclama: “Como são belas as tuas tendas, Jacob, e as tuas moradas, Israel! São como vales que se estendem, como jardins nas margens de um rio, como árvores perfumadas que o Senhor plantou, como cedros ao longo das águas”. E, depois, Balaão, olhando ainda para mais longe: “Uma estrela avança de Jacob, um ceptro levanta-se de Israel”. O “profeta”, através da imagem do ceptro e da estrela, indica o Messias que trará a salvação a todo o povo. A tradição cristã leu estas palavras olhando para Jesus. E a Liturgia da Igreja convida-nos a meditar sobre elas poucos dias antes do Natal para nos podermos dispor a acolher Aquele que vem salvar o mundo inteiro do pecado e da morte. Podemos dizer que a profecia de Balaão, profeta contra a sua vontade é, na verdade, o grito de salvação que provém de todas as terras, de todos os povos, em particular, dos mais oprimidos. É para o mundo inteiro que aquela profecia ainda hoje ecoa: para que, para todos, a Terra se torne num jardim e o Senhor seja o Pai de todos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO