ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 24 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

II Samuel 7,1-5.8-12.14-16

Quando o rei se instalou em sua casa, e o Senhor lhe deu paz, livrando-o dos seus inimigos, disse David ao profeta Natan: «Não vês que eu moro num palácio de cedro, enquanto a Arca de Deus está abrigada numa tenda?» Natan respondeu-lhe: «Pois bem, faz o que te dita o coração, porque o Senhor está contigo!» Mas, naquela mesma noite, o Senhor falou a Natan, dizendo-lhe: «Vai dizer ao meu servo David: Diz o Senhor: "És tu que me vais construir uma casa para Eu habitar? Dirás, pois, agora, ao meu servo David: Diz o Senhor do universo: Eu tirei-te das pastagens onde apascentavas as tuas ovelhas, para fazer de ti o chefe de Israel, meu povo. Estive contigo em toda a parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos e fiz o teu nome tão célebre como o nome dos grandes da terra. Fixarei um lugar para Israel, meu povo; nele o instalarei, e ali habitará, sem jamais ser inquietado; e os filhos da iniquidade não mais o oprimirão, como outrora, no tempo em que Eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. A ti concedo uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.
Além disso, o Senhor faz hoje saber que será Ele próprio quem edificará uma casa para ti.

Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, manterei depois de ti a descendência que nascerá de ti e consolidarei o seu reino.

Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, hei-de corrigi-lo com varas e com açoites, como fazem os homens,

mas não lhe tirarei a minha graça, como fiz a Saul, a quem afastei diante de ti.

A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu trono estará firme para sempre".»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página, que podemos considerar como o vértice teológico do livro, toca um ponto decisivo da história da salvação. A promessa da descendência e do reino que é feita a David será reevocada frequentemente nos salmos (Sl 89 e 132) e nos momentos culminantes da existência de Israel, assim como nos profetas. E na alvorada do Novo Testamento, ecoará nas palavras do arcanjo Gabriel que anuncia a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1, 30-33). A primeira Igreja proclamará que em Cristo se realizava quanto fora prometido a David relativamente à sua descendência (Hb 1, 5; Act 2, 29-30). A narração inicia com a comparação que David faz entre a sua morada, um lindo palácio de cedro construído com a ajuda do rei de Tiro e a da arca, sinal da presença de Deus, ainda sob uma tenda. Decide, portanto, construir ao Senhor um templo, porque esse é o lugar digno para a Sua presença. A falta do Templo era considerada, entre outros, como um claro sinal de inferioridade também religiosa de Israel em relação aos povos vizinhos. O profeta Natã, mal David o informa da sua decisão, entusiasma-se pelo projecto. Mas Deus desmente-o naquela mesma noite. Esta página, que podemos considerar como o vértice teológico do livro, toca um ponto decisivo da história da salvação. O profeta não pode falar por si, mas só por Deus. Por isso, deve esclarecer David sobre a vontade divina: “Natã comunicou a David todas estas palavras e toda esta visão”. A proposta de David era certamente boa, mas bem mais profunda era a perspectiva de Deus. Não é Deus quem precisa de uma casa, mas o povo de Israel. Os lugares de culto que tinha estabelecido no início (Gn 12, 7-8; 28, 20-22; 35, 14), juntamente com o tabernáculo (Ex 26; 33, 7-11), eram sinais da Sua presença entre o povo. Portanto, Deus informa David que assim como nunca pedira no passado a construção de um Templo, também não o pediria a ele (vv. 6-7). O Senhor conduziu o Seu povo e o próprio David em todos os seus feitos, sem ter nenhuma residência fixa onde morar. Javé não precisa de paredes. Ao máximo, é Israel quem precisa para não se esquecer do Senhor. Portanto, será Deus quem construirá uma casa para Israel. Natã refere-se a Salomão que construirá o Templo. Mas as suas palavras vão mais além. O Senhor assegura a David uma descendência estável: “Eu exaltarei a tua descendência depois de ti, aquele que vai sair de ti”. O profeta anuncia uma “casa real” que durará “para sempre”; será um “reino eterno”. A profecia encontrará a sua plena realização em Cristo, tal como o anjo anuncia a Maria: “Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; o Senhor dar-Lhe-á o trono de seu pai David e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacob e o Seu reino não terá fim” (Lc 1, 32-33).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO