ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

II do tempo comum
Inicia a semana de oração pela unidade dos cristãos. Memória particular da Igreja católica.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 18 de Janeiro

Homilia

João Baptista continuava nas margens do Jordão. É assim que começa o Evangelho que acabámos de escutar. Terminaram as epifanias, as manifestações do Senhor e, no entanto, João Baptista, o homem da espera, do sonho, da procura de um mundo novo, ainda está lá, nas margens do Jordão. Ele desce em profundidade, não se resigna, não reduz o Natal a um sentimento vago que deixa correr a vida como sempre. O discípulo é, decerto, um homem da Terra, tanto é que se encontra em sua casa em todos os países e é familiar de todos os homens. É este o significado de “continuar ainda” nas margens do rio. Mas estava lá para aguardar um tempo novo. De facto, o crente também é um homem do céu, isto é, um homem que aguarda pelo Reino de Deus. Não vai embora, não foge, não se resigna porque sabe que o Reino começa a manifestar-se precisamente onde ele vive. João não procura sensações novas ou um mundo virtual. Nem olha para o mundo com coração cínico, como acaba por fazer aquele que não tem esperança. Ele continua a esperar o Reino de Deus, procurando mudar o seu coração tornando-o atento aos sinais de Deus. Com efeito, precisamente enquanto ainda está nas margens do Jordão, vê Jesus a passar. Fixa o seu olhar sobre Ele. Reconhece-O e indica-O aos outros: “Eis o Cordeiro de Deus”. João Baptista escrutava com os olhos do coração os sinais de um mundo novo. E eis que vê Jesus a passar. Os seus olhos, que ele tinha treinado a escrutar os sinais de Deus, reconhecem o enviado de Deus: “Eis o Cordeiro de Deus”, diz aos presentes. É verdade, indica o Manso que com a Sua humanidade torna concreto o rosto de Deus; indica o Cordeiro que se deixa levar para o matadouro para vencer o mal; indica Aquele que responde às expectativas de felicidades, de amor, de cura, de paz, de fim das divisões.
Para André e João, é João Baptista quem indica o Senhor, Aquele de quem verdadeiramente necessitam e que lhes pode dar o sentido à própria vida. Começam a segui-l’O, se bem que de longe. Não sabemos se Jesus Se apercebe logo dos dois; o certo é que a um determinado momento, volta-Se para trás e pergunta-lhes: “Que procurais?”. Também neste caso, a iniciativa vem de Deus. É Jesus quem Se volta e “vê” os dois discípulos. No estilo do evangelista João, o uso do verbo “ver”, à volta do qual ele parece organizar toda a cena, significa que o relacionamento entre as várias personagens se processam num contacto directo, imediato: João “vê Jesus”; depois, é Jesus que “Se virou e vê” os dois discípulos e convida-os a “vir ver”; eles seguem-n’O e “vêm onde Jesus mora”; e, por fim, o Mestre “olha bem” para Pedro e dá-lhe um nome, um novo destino.
“Ver” significa descer no coração do outro e ao mesmo tempo, deixar-se perscrutar no próprio; “ver” é perceber e ser percebido. É verdade que a iniciativa vem de Deus, mas o coração dos discípulos não está vazio e nem sequer está tranquilo e satisfeito com as coisas de sempre. Isto é, os dois não tinham ficado na Galileia, na terra deles ou na cidade deles, para serem pescadores: tinham no coração o desejo de uma nova vida para eles e para os outros. E este desejo, esta necessidade provavelmente não manifestada é colhida pela pergunta de Jesus: “Que procurais?”. E eles respondem: “Rabi onde moras?”. A necessidade de ter um “mestre” para seguir e de uma “casa” onde viver é o foco da procura deles. Mas também é um pedido que provém dos homens e das mulheres de hoje, de um modo totalmente particular: com efeito, é raro encontrar “mestres” de vida, é difícil encontrar quem te queira bem deveras, pelo contrário, é cada vez mais frequente sentirmo-nos desenraizados e sem uma verdadeira comunidade que nos acolha e nos acompanhe.
As nossas próprias cidades parecem construídas para tornar muito difícil, senão impossível, uma vida solidária e comunitária. A mentalidade utilitarista e consumista, a corrida ao bem-estar individual ou de grupo, arrastam-nos todos para baixo, deixam-nos profundamente sós, órfãos e em rivalidade uns contra os outros. Há falta de “pais”, de “mães”, de “mestres”, de pontos de referência, de modelos de vida. Nesse sentido, tornámo-nos todos mais pobres e mais sós. A quem nos devemos dirigir para aprendermos a viver? Quem nos pode indicar, com as palavras e, sobretudo, com o exemplo, aquilo para o qual vale a pena viver os nossos dias? Sozinhos, não nos salvamos. Todos nós precisamos de ajuda: Samuel foi ajudado pelo sacerdote Eli, André por João Baptista e Pedro pelo irmão André. Também nós precisamos de um sacerdote, de um irmão, de uma irmã, de alguém que nos ajude e nos acompanhe no nosso itinerário religioso e humano. À pergunta dos dois discípulos, Jesus responde: ”Vinde ver”. O jovem Profeta de Nazaré explica imediatamente; na verdade, não tem nenhuma doutrina para transmitir, mas uma vida para anunciar; por esta razão, propõe imediatamente uma experiência concreta, podemos dizer, uma amizade que se pode tocar e ver. Os dois – anota o evangelista - “foram então e viram onde Jesus morava e começaram a viver com Ele naquele mesmo dia; eram mais ou menos quatro horas da tarde”. Ficaram, obviamente em casa de Jesus; mas o que contou deveras foi o estabelecimento dos dois discípulos na companhia do novo Mestre: entraram em comunhão com Ele e ficaram transformados. Ficar com Jesus não exclui, não bloqueia, não reduz os horizontes; pelo contrário, leva a sair do próprio individualismo, a ultrapassar o provincianismo e as próprias mesquinhices para anunciar a todos a descoberta fascinante d’Aquele que é infinitamente maior do que nós, o Messias. A vida dos dois mudou. O encontro com Jesus criou uma nova fraternidade entre André e Pedro. “Encontrámos o Messias”, disse com alegria. Começou também ele a falar como João, indicando a presença de Jesus. A Palavra deve ser anunciada, senão perde-Se. Não acendemos a luz para a deixarmos ficar debaixo do alqueire. Quando a encontramos, induz-nos a dizer: encontrei o futuro, o sentido, a esperança, o que procurava, muito mais do que desejava! Peçamos ao Senhor para nos ensinar a comunicar com paixão a Sua esperança àqueles que procuram o futuro e a salvação; agradeçamo-l’O porque continua a dar-nos a Sua companhia.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO