ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 13 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Josué 3,7-10.11.13-17

O Senhor disse a Josué: «Hoje começarei a exaltar-te na presença de todo o Israel, para que se saiba que, assim como estive com Moisés, assim estarei também contigo. Hás-de mandar aos sacerdotes que levam a Arca da aliança: ‘Quando chegardes ao Jordão, deter-vos-eis junto das suas águas.’» Então, Josué disse aos israelitas: «Aproximai-vos para ouvir as palavras do Senhor, vosso Deus.» E prosseguiu: «Com isto, sabereis que o Deus vivo está no meio de vós e não deixará de expulsar diante de vós os cananeus, os hititas, os heveus, os perizeus, os guirgaseus, os amorreus e os jebuseus. Eis que a Arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão diante de vós. Mal os sacerdotes que transportam a Arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, tenham tocado com os pés as águas do Jordão, estas hão-de dividir-se, e as que correm de cima amontoar-se-ão, parando.» Então, o povo, dobrando as suas tendas, preparou-se para passar o Jordão com os sacerdotes que caminhavam diante dele, transportando a Arca. Quando chegaram ao Jordão, e os pés dos sacerdotes que transportavam a Arca entraram na água da margem do rio - de facto, o Jordão transborda e alaga as suas margens durante todo o tempo da ceifa - então, as águas que vinham de cima pararam e amontoaram-se numa grande extensão, até perto de Adam, localidade situada nas proximidades de Sartan; as águas que desciam para o mar da Arabá, o Mar Salgado, essas ficaram completamente separadas.
E o povo atravessou o rio em frente de Jericó.

Os sacerdotes que transportavam a Arca da aliança do Senhor conservaram-se de pé, sobre o leito seco do Jordão, e todo o Israel o atravessou sem se molhar. Permaneceram ali até todo o povo ter acabado de atravessar o Jordão.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O Senhor tranquiliza Josué com o Seu apoio e a Sua companhia: “Saibam que estou contigo como estive com Moisés”. É sempre o Senhor quem conduz o Seu povo, mesmo na mudança dos responsáveis da comunidade dos crentes. O Senhor, e só ele, é o Bom Pastor. E a Ele se deve conformar todo aquele que é chamado à responsabilidade de guia. Josué acolhe a missão que o Senhor lhe confia e dirige-se com autoridade para o povo: a autoridade não lhe provém das suas qualidades ou das suas estratégias, mas só do facto que transmite “as palavras do Senhor”. Por isso, pode assegurar que os inimigos serão expulsos e que o próprio Senhor doaria a terra ao Seu povo. Com esta confiança inicia a travessia do rio Jordão. No momento da passagem da Arca – tal como aconteceu no Mar Vermelho – as águas retiram-se e abre-se uma passagem no leito seco. A Arca é transportada pelos levitas que sendo consagrados ao culto das coisas sagradas, devem permanecer perto d’Ela. O resto do povo segue a uma certa distância. A meio do vau, a Arca pára e deixa que o povo atravesse: é a Arca o protagonista desta travessia miraculosa. Em poucas linhas é nomeada sete vezes. E este evento é ainda mais extraordinário se se considera que o rio estava cheio nesse período. A Arca é mais forte: as águas dividem-se e o povo pode atravessar sem problemas o leito do rio e chegar assim à outra margem. A Arca – tal como um bom pastor – aguarda no centro do rio até que todo o povo tenha atravessado. Só então é que também Ela avança para a terra firme. O Senhor nunca abandona o Seu povo no momento do perigo ou nos momentos difíceis. Esta travessia, que recorda a passagem no Mar Vermelho, mostra, no entanto, uma diferença: enquanto que na altura, Israel viveu a travessia com uma desconfiança que se tingia de medo, agora, a confiança no Senhor é bem mais forte. Na verdade, a Liturgia de louvor precede a vitória efectiva e plena. Até mesmo Raab, de resto, na fé já tinha previsto a conquista da terra por parte do Senhor de Israel.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO