ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de Moisés. Chamado pelo Senhor, libertou o povo de Israel da escravidão do Egipto e conduziu-o até à “Terra Prometida”. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 4 de Setembro

Memória de Moisés. Chamado pelo Senhor, libertou o povo de Israel da escravidão do Egipto e conduziu-o até à “Terra Prometida”.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Colossenses 1,15-20

É Ele a imagem do Deus invisível,
o primogénito de toda a criatura;

porque foi nele que todas as coisas foram criadas,
no céu e na terra,
as visíveis e as invisíveis,
os Tronos e as Dominações,
os Poderes e as Autoridades,
todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.

Ele é anterior a todas as coisas
e todas elas subsistem nele.

É Ele a cabeça do Corpo,
que é a Igreja.
É Ele o princípio,
o primogénito de entre os mortos,
para ser Ele o primeiro em tudo;

porque foi nele que aprouve a Deus
fazer habitar toda a plenitude

e, por Ele e para Ele, reconciliar todas as coisas,
pacificando pelo sangue da sua cruz,
tanto as que estão na terra
como as que estão no céu.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo para exortar os Colossenses para não se resignarem ao poder das potências obscuras do mundo, compõe o hino cristológico. Fala antes de mais, da preexistência e superioridade de Cristo sobre toda a Criação, incluídas todas as potências cósmicas, isto é, toda a potência imaterial. Estas últimas já não têm a força para competir com Cristo, única e verdadeira resposta às preocupações do homem. O apóstolo, afirmando que o Filho é “a imagem do Deus invisível” e “o Primogénito, anterior a qualquer criatura”, quer dizer com isso que Ele não é só a primeira e a mais importante de todas as criaturas, mas que também tem a primazia sobre toda a Criação. No Filho toda a Criação, incluídas as realidades invisíveis - que o apóstolo elenca uma a uma - encontra consistência, razão e sentido. O Filho está no princípio e no fim da história que culmina na ressurreição de Jesus, o evento central que torna novas todas as coisas. Na verdade, da ressurreição de Cristo, inicia a “nova Criação”. E o Ressuscitado, tornando-Se no reconciliador universal (1, 20), é o centro de unidade para o qual tudo converge. Mas Ele actua este projecto de reconciliação universal através da Igreja de quem é a Cabeça (é a primeira vez no Novo Testamento que Cristo é apresentado como Cabeça do corpo que é a Igreja). O apóstolo esclarece deste modo, o que significa para os cristãos pertencerem à Igreja: tornar-se, enquanto comunidade, sacramento de Cristo no mundo. Mas acrescenta que Cristo é também o “Primogénito”. Cristo, com a Sua ressurreição, inaugura a ressurreição universal dos mortos. Ele é o primeiro a ressuscitar. Ele é Aquele que abre o caminho, “o primogénito entre muitos irmãos” (Rm 8, 29), que realizou a vocação profunda do homem: entrar em comunhão com Deus. Paulo não desvia o seu olhar de Cristo e não se cansa de exaltar a Sua primazia: porque na verdade, “Deus, a Plenitude total, quis n’Ele habitar”. E o mal, que ainda opera no mundo, foi, de qualquer modo, definitivamente derrotado por Jesus. N’Ele, Deus já realizou a paz entre todas as criaturas, a paz cósmica.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO