ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 19 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 11,19-26

Entretanto, os que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada por causa de Estêvão, adiantaram-se até à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas não anunciavam a palavra senão aos judeus. Houve, porém, alguns deles, homens de Chipre e Cirene que, chegando a Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e mandaram Barnabé a Antioquia. Assim que ele chegou e viu a graça concedida por Deus, regozijou-se com isso e exortou-os a todos a que se conservassem unidos ao Senhor, de coração firme; ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor. Então, Barnabé foi a Tarso procurar Saulo. Encontrou-o e levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Depois de terem abatido a fronteira da etnia, abria-se agora aquela do mundo inteiro que, na altura, era representada pelo território do grande império romano. A primeira etapa da comunidade cristã é Antioquia, a terceira capital, depois de Roma e Alexandria, uma cidade cosmopolita e universalmente conhecida não só pela sua importância comercial, mas também pela cultural e religiosa. A primeira história cristã apresenta-se claramente como a história da pregação do Evangelho nas cidades, a começar pelas mais importantes. Houve uma espécie de estratégia pastoral, que guiou a vida da comunidade cristã. Obviamente, essa estratégia não nascia simplesmente de um cálculo humano, mas daquele entusiasmo de anunciar o Evangelho do amor e da liberdade no próprio coração da história dos homens. Desde o início, o cristianismo assume uma dimensão universal mirada à transformação em profundidade da vida dos homens. Se o motivo imediato da primeira missão cristã parecia nascer, mais uma vez, da perseguição, na verdade, a verdadeira energia espiritual que move os discípulos de Jesus é o alargamento até aos extremos limites da Terra da pregação evangélica. Por isso, entrando em Antioquia, a pregação foi dirigida não só aos hebreus mas também aos pagãos que eram parte da cidade. E, na cidade, era preciso colocar o fermento evangélico. Com efeito, a comunidade conheceu imediatamente um extraordinário desenvolvimento, tanto é que de Jerusalém foi mandado Barnabé, originário de Chipre, para ajudar aquela comunidade a organizar-se. Precisamente em Antioquia – estamos à volta dos anos 38-40 – os discípulos de Jesus foram chamados pela primeira vez na história de "cristãos", provavelmente porque o notável afluxo de pagãos distinguia marcadamente este novo grupo da comunidade hebraica. Até então, aqueles que aderiam à fé em Jesus eram chamados com vários nomes, "irmãos" ou "crentes". Agora, recebiam este nome que especificava mais claramente de quem eram discípulos. Lucas descreve em poucas linhas o nascimento, numa grande cidade do império, de uma experiência tão nova que foi necessário defini-la com um novo nome, precisamente, o de "cristãos". A novidade não era a adesão a um projecto ou a uma ideologia mas seguir Jesus Cristo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO