ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 17 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Tiago 4,1-10

De onde vêm as guerras e as lutas que há entre vós? Não vêm precisamente das vossas paixões que se servem dos vossos membros para fazer a guerra? Cobiçais, e nada tendes? Então, matais! Roeis-vos de inveja, e nada podeis conseguir? Então, lutais e guerreais-vos! Não tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para satisfazer os vossos prazeres. Almas adúlteras! Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, quem quiser ser amigo deste mundo torna-se inimigo de Deus! Ou pensais que a Escritura diz em vão: O Espírito que habita em nós ama-nos com ciúme? No entanto, a graça que Ele dá é mais abundante, pelo que diz:
Deus opõe-se aos soberbos,
mas dá a sua graça aos humildes.

Submetei-vos, portanto, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus e Ele aproximar-se-á de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó gente de alma dividida. Reconhecei a vossa miséria, lamentai-vos e chorai; que o vosso riso se converta em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

As palavras de Tiago tornam-se fortes quando vê que os crentes estão demasiado presos pelos desejos egocêntricos que induzem a quebrar a comunhão com Deus e entre os irmãos. Quanto é fácil introduzir também na comunidade cristã a mentalidade do mundo, a lógica da divisão, da contraposição, sujeitar o próximo aos próprios interesses, deixar de amar e de defender a unidade. Deste modo, a comunidade acaba por ser estéril, por viver para si mesma concentrar-se nos problemas internos. Com uma linguagem hiperbólica mostra os frutos funestos provocados pela falsa sabedoria. De facto, a cobiça de possuir leva até mesmo a matar e a inveja instiga a combaterem-se uns contra os outros. A própria oração é invalidada e despojada da sua força: "Não recebeis, porque não pedis; e pedis, mas não recebeis porque pedis mal". Quem se deixa guiar pelo espírito deste mundo afasta-se de Deus até O odiar, anota Tiago, e pratica um verdadeiro adultério. Na verdade, o amor do Senhor é daqueles que prendem até ao fundo como, de resto, se repete nas Escrituras: "Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento" (Mt 22, 37). Este mandamento é a resposta ao amor de Deus que nos amou primeiro e que, por isso, é marcado por um profundo "ciúme". É verdade, Deus vigia sobre o pacto de amor que estipulou com cada crente e pede contas de cada ruptura. Conhece a nossa fraqueza e a nossa miséria, mas não a despreza, antes pelo contrário, debruça-se sobre nós com amor para nos tornar fortes com a Sua própria força. E se Deus "resiste aos soberbos" é o orgulhoso quem "resiste" a Deus porque não se deixa amar nem ajudar. Os pobres e os humildes, pelo contrário, seduzem Deus com a sua fraqueza até O obrigarem a debruçar-Se sobre eles. Jesus ensina-nos como nos apresentarmos a Deus e aos homens: "Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração" (Mt 11, 29). Submeter-se a Deus que nos ama até ao ponto de nos dar o Seu Filho é o caminho seguro que o discípulo deve seguir para alcançar a salvação. Mas não é possível dizer "sim" a Deus se, ao mesmo tempo, não dizemos "não" a Satanás. Ninguém pode subtrair-se a esta escolha. Também Jesus disse: "ninguém pode servir a dois senhores" (Mt 6, 24). E é verdade que Deus é bastante para o crente porque, como afirma Paulo aos Romanos: "Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?" Rm 8, 31). Não só não seremos vencidos mas também veremos Satanás "cair do céu" (Lc 10, 18). Humilhar-se perante o Senhor significa reconhecer a própria miséria, o próprio pecado: "Reconhecei a própria miséria, cobri-vos de luto e chorai", escreve Tiago. Quem possui este espírito sabe aproximar-se do Senhor e, enquanto se aproxima, descobre que, na verdade, o Senhor já Se tinha aproximado dele para lhe tocar o coração e salvá-lo. Reconhecer a própria dívida de reconhecimento perante Deus faz reconhecer também a dívida de amor que se deve ter para com os irmãos e as irmãs. Tiago previne contra a maledicência, o litígio, o juízo desdenhoso, a difamação, a calúnia para com o irmão porque tudo isso nasce do afastamento de Deus, com o intuito de tomarmos nós o Seu lugar ou, pelo menos, o centro das atenções. Sabemos quanto é fácil julgar os outros e, sobretudo, procurar o argueiro no olho do próximo. Tiago – àquele que estupidamente cai neste comportamento soberbo e de desprezo - diz claramente: "Mas quem és tu para julgares o teu próximo?". E recorda-nos que o amor de Deus e do próximo é a essência da lei e o caminho da salvação. Somos livres de amar sempre, porque livres daquele vínculo de julgar que intoxica o coração, que nos torna, muitas vezes, incapazes de amar o próximo, que o deformam e o afastam.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO