ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Festa dos santos Joaquim e Ana, progenitores do Senhor. Recordação de todos os idosos que, com amor, transmitem a própria fé aos mais jovens. Recordação de Maria, doente psíquica, falecida em Roma. Juntamente com ela recordamos todos os doentes psíquicos. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 26 de Julho

Festa dos santos Joaquim e Ana, progenitores do Senhor. Recordação de todos os idosos que, com amor, transmitem a própria fé aos mais jovens. Recordação de Maria, doente psíquica, falecida em Roma. Juntamente com ela recordamos todos os doentes psíquicos.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 14,17-22

Tu lhes dirás a seguinte mensagem:
«Derramem os meus olhos lágrimas
noite e dia, sem descanso
porque a jovem, filha do meu povo,
foi ferida com um golpe terrível,
e sua chaga não tem cura!»

Se saio aos campos, eis os mortos à espada;
se regresso à cidade, eis os dizimados pela fome.
Até profetas e sacerdotes vagueiam pelo país,
sem nada compreenderem.

Acaso, rejeitaste inteiramente Judá?
Porventura, sentes nojo de Sião?
Porque nos feriste sem esperança de cura?
Esperávamos a paz,
mas nada há de bom;
esperávamos a hora do alívio,
mas só vemos angústia!

Senhor! Conhecemos a nossa culpa
e a iniquidade dos nossos pais.
Pecámos realmente contra ti.

Mas, por amor do teu nome,
não nos abandones
nem desonres o trono da tua glória.
Lembra-te de nós,
não anules a tua aliança connosco.

Será que algum dos ídolos dos pagãos,
traz a chuva?
Ou é o céu que proporciona as chuvas?
Não és Tu, Senhor, o nosso Deus?
Nós esperamos em ti,
pois és Tu quem faz todas estas coisas.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Diante do mal, o profeta não procura justificações ou culpados; não foge, apesar de reconhecer a injustiça do povo de Israel. A resposta de Jeremias, como a dos Salmos e de muitas outras páginas da Bíblia, é a oração. Nela, tem-se uma nova maneira de encarar o mal, a dor e as calamidades. A primeira resposta do homem de fé é a oração. Apesar de estar ciente da própria fragilidade, o crente não se resigna, não fica sem esperança e dirige-se a Deus entregando-se a Ele. Jeremias descreve uma situação desesperada, não só pela grande seca que está a destruir a nação, mas também pelas consequências que dela derivam: fome, morte, desorientação. Parece repetir-se a linguagem das lamentações perante a destruição de Jerusalém, ou de muitos salmos que descrevem situações dramáticas, de doença, de destruições, de pobreza, de perseguição. As palavras do profeta descrevem-nos muitas situações de dor, ajudam-nos a apercebermo-nos das muitas lágrimas que descem dos olhos de mulheres e homens que estão a sofrer. É o próprio Deus quem chora por causa das calamidades que atingiram o Seu povo: "Que os meus olhos derramam lágrimas, noite e dia sem parar, pela terrível desgraça da capital do meu povo, pela sua ferida incurável". Não devemos continuar a chorar por nós mesmos. Há lágrimas de dor de muitos no mundo. Deus chora com eles e ensina-nos a unirmo-nos ao Seu pranto, de modo a não ficarmos indiferentes. Quantos aguardavam a paz, "e nada de bom aconteceu, esperavam o tempo da salvação, e só vêm angústia!". Todavia, no sofrimento e na dor, ou quando o mal parece devorar a vida do justo (Sl 22), a oração abre o caminho à intervenção de Deus. A oração torna-se também pedido insistente ao Senhor: "Será que rejeitaste completamente Judá, será que sentes nojo de Sião?" Na verdade, não é o Senhor quem se esqueceu de nós. Somo nós, tal como o povo de Israel, quem se esqueceu do Senhor e começámos a viver fechados em nós mesmos, esquecendo-se da Sua presença e da Sua assunção da dor e das feridas do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO