ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 18 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 36,23-28

Quero santificar o meu santo nome, que vós aviltastes, profanastes entre as nações, para que eles saibam que Eu sou o Senhor - oráculo do Senhor Deus - quando a seus olhos for santificado por vós. Eu vos retirarei de entre as nações, recolher-vos-ei de todos os países e vos reconduzirei à vossa terra. Derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados; Eu vos purificarei de todas as manchas e de todos os pecados. Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo: arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Dentro de vós porei o meu espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e obedeçais e pratiqueis os meus preceitos. Habitareis no país que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

No Pai Nosso, Jesus ensinou-nos a dizer: "Seja santificado seja o Vosso nome". Porquê santificar o nome de Deus, se Deus já é santo? Aquele que santifica o nome de Deus participa na Sua santidade, isto é, entra em comunhão com Ele, o Senhor omnipotente e misericordioso. Na tradição espiritual do Oriente dá-se muito valor à oração do Nome, também chamada a "oração do coração": repete-se continuamente esta oração: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador". Também é conhecida como a oração do peregrino russo: este homem que procurava alguém que lhe ensinasse a rezar, não conseguia encontrá-lo. Finalmente, encontra um staretz que lhe disse: "Não deves fazer outra coisa senão repetir a oração de Jesus com a fé no poder de ressurreição deste Nome". Quando João e Pedro encontram na escadaria do Templo um paralítico dizem-lhe: "Em nome de Jesus, levanta-te!" e o paralítico ficou curado. (Cfr. Act 3, 1-10). Santifiquemos o Nome de Jesus, invocando o Seu Nome entregando-nos a Ele. Santifiquemo-l’O na vida de todos os dias, unindo-nos a Ele para realizarmos os mesmos prodígios que Ele realizou. O Senhor purificará o nosso coração, reunir-nos-á da dispersão da nossa vida para nos tornar no Seu povo, o povo da aliança renovada. Com efeito, diz-nos: "Vós sereis o meu povo, e Eu serei o vosso Deus". São palavras que indicam o particular relacionamento de Deus com o Seu povo, com Israel, e, através de Jesus, connosco na Sua nova aliança com o Seu sangue. Precisamos de ser purificados nos pensamentos, nos sentimentos, nas acções que realizamos, porque, às vezes, também o nosso coração se torna de pedra, duro diante dos outros, sobretudo perante a dor, o sofrimento, os pobres. Muitas vezes, o coração fica cheio de nós mesmos e das nossas preocupações. Com a Sua Palavra, o Senhor dá-nos um coração de carne, um coração como o d’Ele, capaz de compaixão, de misericórdia. Coloca o Seu espírito dentro de nós para que aprendamos a viver conforme a Sua Palavra e não conforme nós mesmos. Invoquemos, portanto, o Nome do Senhor na oração para que possamos receber a dádiva de um coração de carne.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO