ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 7 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 7,25-31

A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança. Julgo, pois, que essa condição é boa, por causa das angústias presentes; sim, é bom para o homem continuar assim. Estás comprometido com uma mulher? Não procures romper o vínculo. Não estás comprometido? Não procures mulher. Todavia, se te casares, não pecas; e se uma virgem se casar, também não peca. Mas estes terão de suportar as tribulações corporais e eu quisera poupar-vos a elas. Eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. De agora em diante, os que têm mulher, vivam como se não a tivessem; e os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem plenamente. Porque este mundo de aparências está a terminar.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo, depois de ter enfrentado o tema do casamento nas diferentes situações, dirige-se agora aos jovens e às jovens que estão para se casar e propõe-lhes o ideal da virgindade como comunhão com Cristo sem distracções e como espera da Sua vinda no fim dos tempos. O celibato – afirma Paulo - anuncia que o Reino de Deus já está presente, que o Espírito do Ressuscitado já está a agir, que o fermento da eternidade – o tempo eterno onde já não há casamentos para que contemplemos o Senhor – já está presente na vida da comunidade cristã. O apóstolo mostra a grande estima pelo celibato livremente aceite por amor do Reino. Decidir não se casar significa mostrar com a própria vida que só Deus é suficiente. Podemos dizer que aquele que escolhe o celibato mostra que a Igreja não necessita de mais nada, de mais ajuda, senão de Deus. Só Deus é o seu sustento. É isso que o celibatário, ainda que com todos os seus limites, mostra com a sua escolha. De qualquer modo, Paulo afirma claramente que não se trata de um mandamento dado pelo Senhor a todos. Em todo o caso, o apóstolo volta a propor aos cristãos de Corinto - e esse sim , é um mandamento evangélico – a primazia do Reino de Deus na própria vida e na da comunidade. O apóstolo diz aos coríntios e também às nossas comunidades cristãs no início deste novo milénio, que "o tempo tornou-se breve". É verdade, estamos no início de um milénio e, no entanto, o tempo tornou-se breve para viver e anunciar o Evangelho do Reino. Não nos devemos deixar levar pela escravidão da nossa psicologia, dos nossos ritmos, dos nossos hábitos que levam a retardar a decisão de seguir o Senhor. A liberdade do cristão consiste em obedecer ao mandamento do Senhor e, imediatamente, anunciar o Evangelho a todos, até aos confins da Terra. Obedecendo a esse mandamento do Senhor, Ele apreciar-nos-á.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO