ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de São João Crisóstomo ("boca de ouro"), bispo e doutor da Igreja (349-407). A Liturgia mais comum da Igreja bizantina tem o seu nome. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 13 de Setembro

Memória de São João Crisóstomo ("boca de ouro"), bispo e doutor da Igreja (349-407). A Liturgia mais comum da Igreja bizantina tem o seu nome.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 12,12-14.27-31

Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro. E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Fazem todos milagres? Possuem todos o dom das curas? Todos falam línguas? Todos as interpretam? Aspirai, porém, aos melhores dons.
Aliás, vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa todos os outros.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo usa o exemplo do único corpo e dos muitos membros para esclarecer a necessária variedade dos carismas que, entretanto, são dados à Igreja para construir a unidade do corpo. A imagem que o apóstolo usa é eficaz e permite considerar a Igreja como "corpo de Cristo" animado, justamente, pelo único Espírito. É um tema que Paulo desenvolverá melhor na Carta aos Efésios. Aqui, evidencia a unidade através do único baptismo: "todos fomos baptizados num só Espírito para sermos um só corpo" (v. 13). E o corpo, acrescenta Paulo, "não é feito de um só membro, mas de muitos" (v. 14). No entanto, a unidade é dada pelo Espírito. Deste modo, compreende-se ainda melhor que a comunidade cristã não é a mera somatória de cada pessoa, não é o fruto da justaposição de muitos indivíduos uns ao lado dos outros, não é a realização de um clube com interesses comuns e nem sequer é uma espécie de agência de caridade. A Igreja não nasce de cada pessoa ou dos esforços de alguém, Ela é um corpo orgânico feito e animado pelo único Espírito. Deve-se, por isso, dizer que a Igreja nasce do Alto, do próprio Deus. É o Senhor quem compõe as diferentes partes para que, de maneira ordenada, se forme o único corpo. Portanto, cada parte, cada discípulo, tem a sua tarefa e a sua função insubstituível; certamente não absoluta nem única, mas todas indispensáveis, cada uma consoante a própria função. A tarefa não é auto-atribuída por cada um a seu belo prazer e nem sequer há uma especialização exclusiva de alguém em detrimento de outros. Todos são irmãos e irmãs. Essa dimensão é dada pela chamada comum para se ser discípulos, isto é, seguidores de Jesus. Por isso, o Concílio Vaticano II, quando fala de "povo de Deus" quer significar todos: clero, religiosos e laicos. Somos todos membros da única família de Deus. Se há uma preferência, ela deve ser atribuída às partes "mais humildes". Regressa também nesta página do apóstolo, aquele amor preferencial pelos fracos certificado em toda a Escritura. E, em todo o caso, "os membros - lembra o apóstolo – têm igual cuidado uns para com os outros".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO