ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 31 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Filipenses 2,1-4

Se tem algum valor uma exortação em nome de Cristo, ou um conforto afectuoso, ou uma solidariedade no Espírito, ou algum afecto e compaixão, então fazei com que seja completa a minha alegria: procurai ter os mesmos sentimentos, assumindo o mesmo amor, unidos numa só alma, tendo um só sentimento; nada façais por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, não tendo cada um em mira os próprios interesses, mas todos e cada um exactamente os interesses dos outros.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo exorta os cristãos de Filipos a viverem no amor. Como um pai, está preocupado que os filhos se mantenham unidos, isto é, que não façam crescer entre eles – e sabemos bem o quanto é fácil – sementes de divisão, de competição, de contraposição. Todos devemos e podemos aprender a viver no amor. E as palavras do apóstolo ajudam-nos a entender o que significa deveras querer bem. E todos podemos aprendê-lo e a vivê-lo em todas as estações da nossa vida! Podemos viver no amor só se formos animados pela humildade e não pela vanglória, só se procurarmos o interesse dos outros mais do que o nosso. O apóstolo toca aqui um dos aspectos fulcrais do seu pedido aos Filipenses: a unidade e a santidade obtêm-se apenas quando todos nós dirigirmos o nosso olhar para Jesus e acolhermos em nós "os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo". O cristão é, sobretudo, aquele que modela o seu coração aos sentimentos de Jesus, a sua mente aos pensamentos de Jesus, a sua vida à vida de Jesus. Em tudo, o discípulo imita o Mestre, segue-O, escuta-O e assim fica para sempre. A vida de Jesus, sabemo-lo, está marcada pela kenosi, isto é, pela humildade: Ele, que era Deus, humilhou-Se a Si mesmo até Se tornar servo, aceitando mesmo a morte e a morte de cruz, só para permanecer fiel à Sua escolha de amor e salvar deste modo, o mundo. O seu abaixamento até se tornar servo não foi uma escolha de falsa humildade, mas a consequência de um amor pelos homens que não conheceu nenhum limite. Por esse amor, Deus exaltou Jesus, ou seja, libertou-O dos laços da morte. E, no nome de Jesus, todos podem encontrar a salvação. A exortação do apóstolo é muito concreta, como uma regra que deve orientar toda a vida e com todos: cada um, com toda a humildade, deve considerar os outros superiores a si mesmo. É uma regra muito prática para sermos felizes, porque faz-nos descobrir o próximo, habitua-nos a dar-lhe importância, a não desprezar como fazemos de maneira muito prática quando procuramos o argueiro ou nos exercitamos nos julgamentos. Sigamos Jesus, o maior, Aquele que se fez servo para nos engrandecer. Porque maior é aquele que torna grandes os outros.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO