ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 21 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

I Reis 19,9-18

Tendo chegado ao Horeb, Elias passou a noite numa caverna, onde lhe foi dirigida a palavra do Senhor: «Que fazes aí, Elias?» Ele respondeu: «Estou a arder de zelo pelo Senhor, o Deus do universo, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e assassinaram os teus profetas. Só eu escapei; mas também a mim me querem matar!» O Senhor disse-lhe então: «Sai e mantém-te neste monte, na presença do Senhor; eis que o Senhor vai passar.» Nesse momento, passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante do Senhor; mas o Senhor não se encontrava no vento. Depois do vento, tremeu a terra. Passou o tremor de terra e ateou-se um fogo; mas nem no fogo se encontrava o Senhor. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa suave. Ao ouvi-lo, Elias cobriu o rosto com um manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Disse-lhe, então, uma voz: «Que fazes aqui, Elias?» Ele respondeu: «Ardo em zelo pelo Senhor, Deus do universo, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas. Só eu escapei; mas agora também me querem matar a mim.» O Senhor disse-lhe: «Vai e volta pelo caminho do deserto, em direcção a Damasco e, chegando lá, hás-de ungir Hazael como rei da Síria. Jeú, filho de Nimechi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Chafat, de Abel-Meolá, como profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael será morto por Jeú, e quem escapar a Jeú será morto por Eliseu. Mesmo assim, deixarei com vida em Israel sete mil homens que não ajoelharam perante Baal, e cujos lábios o não beijaram.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Como que a querer circundar a memória de Elias, a Palavra de Deus hoje sugere-nos a meditação do encontro com Deus no Horeb. Elias tinha passado a noite numa gruta no Horeb, como que a querer significar a necessidade de regressar a si mesmo, no profundo do próprio coração, naquele espaço interior onde é possível encontrar o Senhor. Enquanto está na gruta, ouve a voz de Deus que lhe pergunta: “Que fazes aqui, Elias?” É uma pergunta clara e directa, como a que foi feita a Adão, depois do pecado ou a Caim depois da morte do irmão. Elias sente-se interpelado directamente e responde ao Senhor dizendo-Lhe o que lhe aconteceu devido à sua obediência àquilo que lhe tinha pedido: “O zelo pelo Senhor me consome!”. Quem poderia responder assim de um modo tão imediato e sincero? É precisamente o zelo pelo Senhor o motivo do perigo do profeta. Mas o Senhor não responde a um Elias amargurado pelo modo como foi tratado. E o profeta fica só, com o seu silêncio: continua ainda prisioneiro de si mesmo e da sua história, dos eventos ainda que heróicos, mas sempre centrados nele. É verdade que está cheio de paixão pelo Senhor, mas fugiu do seu povo. Não é possível ter zelo por Deus se não o temos também pelo povo; não é possível amar Deus sem amar também o Seu povo. O Senhor não se separa do Seu povo. Não nos podemos salvar sozinhos. Só na comunhão com o povo de Deus é que encontramos a salvação. O Senhor insta o profeta e pede-lhe para sair da gruta. E, eis que “veio um furacão tão violento que rachava as montanhas e quebrava as rochas....., no entanto, Deus não estava no furacão”. Mas Elias não saiu e continuou dentro da gruta, fechado no próprio horizonte pessoal. Provavelmente, esperava que lhe acontecesse o mesmo que aconteceu a Moisés, sempre no monte Horeb. Está escrito no Êxodo: “houve trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava.... toda a montanha do Sinai fumegava... e a montanha toda estremecia” (Ex 19, 16-18). E isto porque “o Senhor tinha descido sobre ela no fogo”. E até nós, não certamente porque próximos de Elias mas porque ainda ligados a uma linguagem antiga, julgamos que Deus está presente nas tempestades e nas calamidades naturais. O Senhor não está nos terramotos e nem nas tempestades, como certamente também não está nas guerras e nos conflitos que aniquila a vida de milhões de pessoas. Deus não habita nestes terramotos que abalam a terra, nestes fogos que devoram as pessoas como num inferno. Mas eis que sopra uma brisa suave que acaricia Elias. Imediatamente, o profeta cobre o rosto com o manto e sai da gruta. A brisa suave, o sopro do Espírito, o sopro do amor tinha arrombado a couraça das suas defesas e aberto o coração do profeta sobre os horizontes do mundo A brisa suave é a força fraca do amor. É com o amor, com esta força fraca que se reconstrói o tecido lacerado dos filhos de Deus. O Senhor está na brisa suave, está no amor. Ao repetir a pergunta, o profeta responde mais uma vez com as mesmas palavras. Mas, a este ponto, é Deus que lhe ordena para retomar o caminho. Elias ainda deve realizar a sua missão para não deixar o povo de Deus sem a luz da Sua Palavra. Certo, deve erradicar o que destrói, mas para isso, deve escolher Eliseu para que continue a sua missão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO