Ucrânia: O Fórum da Solidariedade dos jovens pela Paz em L'viv

Os três dias dos jovens ucranianos dedicados à paz e à solidariedade para com os idosos e os sem-abrigo

"Antes de vir aqui pensava que a solidariedade fosse uma ideia abstracta, agora eu entendo que se pode viver a cada dia desta forma, com tantos amigos do Movimento dos Jovens pela Paz". Estas são as palavras de um jovem de Kiev que bem resumem o "Fórum da Solidariedade", um evento que reuniu durante três dias em L'viv jovens ucranianos de várias cidades de 15 a 17 de Abril.

Durante três dias a capital da Galiza tornou-se num centro de um movimentado calendário de eventos dedicados à solidariedade e ao trabalho dos Jovens pela Paz. Palestras sobre vários assuntos, nomeadamente os idosos, os sem-abrigo, os ciganos, a África e a paz foram organizadas pelos jovens de Sant'Egidio nas duas grandes universidades da cidade, a universidade "Ivano-Franko" e o nstituto Politécnico. Muitas as pessoas que se interessaram. A cada um foi proposto de participar de uma distribuição de alimentos para os desabrigados e para uma festa com os idosos num internatos, o maior da região, que abriga mais de 400 pessoas. Momentos de festa alternaram-se com encontros de reflexão.

Na última noite uma marcha pela paz colorou as ruas do centro da cidade e terminou com um apelo em que os participantes do fórum se comprometeram a viver cada dia nas suas cidades, no espírito dos Jovens pela Paz.
Numa altura em que a Ucrânia continua a viver um momento difícil por causa da situação no Donbass e a económica e social do país, o "Fórum da Solidariedade" foi um evento importante de unidade, de esperança e de paz.