Oração ecumênica pela paz na Igreja do Santo Alexandre em Kiev

Como conclusão do congresso de um grupo da Comunidade de Sant'Egidio de Roma, na Ucrânia.

Uma oração pela paz que viu reunidas na catedral católica latina de Santo Alexandre em Kiev algumas centenas de pessoas, juntamente com a Comunidade de Sant'Egidio de Kiev e com um grupo da Comunidade de Roma, localizada na Ucrânia para um congresso.

À oração, presidida pelo bispo católico Latino, Mons. Petro Herkulan Malcuk, teve a participação de representantes das Igrejas Ortodoxas, grego-católica e luterana.

"Somos um pequeno rebanho do Senhor que falamos línguas diferentes, e celebramos de forma diferente, mas juntos nós reconhecemos a voz de Deus que vem ao nosso encontro no momento da tempestade e nos convida a ter coragem", disse o padre Marco Gnavi na sua homilia, seguida pela memória de todos os países afectados pela violência e a guerra. Nestes dias, em que os cristãos orientais celebram a Semana Santa, cai o trigésimo aniversário de Chernobyl.
A oração de Sant'Egidio na igreja de Santo Alexandre, que está a poucos passos da praça Maidan, nunca parou, mesmo nos meses mais difíceis da guerra na Ucrânia, e reúne a cada mês cristãos de todas as confissões para a invocação da paz.

Nos dias anteriores o grupo da Comunidade  de Sant'Egidio de Roma teve um encontro com o líder da Igreja grego-católica Ucraniana, o Arcebispo-Mor Sviatoslav Shevchuk. Ele também participou, no grande mosteiro da Lavra das Grutas, na liturgia do Domingo de Ramos, presidida pelo Metropolita de Vyzhgorod e Chernobyl Pavel da Igreja Ortodoxa Ucraniana
.

 
 
 
Alguns momentos da celebração do Domingo de Ramos das Igrejas Orientais na Lavra das Grutas de Kiev

O encontro com o Arcebispo-Mor Sviatoslav Shevchuk da Igreja grego-católica Ucraniana