A Porta Santa da Misericórdia na prisão central de Conakry

Sábado, 21 de Maio foi aberta a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia na prisão central de Conakry.

Por iniciativa da Comunidade de Sant'Egidio, e com a presença do arcebispo e do núncio apostólico, cerca de 200 prisioneiros puderam atravessar em procissão a porta santa construída na prisão. houve muita comoção, especialmente quando foi doada uma imagem do papa Francisco com a frase: "Deus confia em você." Muitos pediram de se confissarem.

No final da cerimônia, foi oferecido a todos um rico almoço de arroz e carne, realizado com a ajuda dos fiéis das paróquias, que também foram convidados a recolher roupas para os prisioneiros.

A Prisão Central foi construída pelos franceses no início de 1900, com uma capacidade estimada de 400 detidos. Hoje existem cerca de 1.600, que vivem em condições muito difíceis.

A Comunidade  visita e apoia os prisioneiros  há mais de 15 anos, assumindo também a defesa legal especialmente dos mais pobres, que muitas vezes permanecem na cadeia mais do devido pela falta de assistência jurídica. No decorrer de 2016 já são 15 os prisioneiros, pela maioriamenores, que recuperaram a sua liberdade graças a esta forma de proteção.