As crianças da Matola em exploração da cidade com os amigos de Barcelona e Livorno

 

Eram tantos de verdade, na semana passada no passeio para o centro da cidade de Maputo: mais de 70 crianças da Matola, a grande cidade industrial na periferia da capital, as professoras da "escolinha", um centro para crianças da Comunidade de Sant ' Egidio adjacente ao centro nutricional, e os Jovens pela paz da Matola e deBarcelona, qu vieram passar o seu verão de solidariedade em Moçambique.

Matola é uma vasta area ainda muito rural: casas baixas de lama e caniço, estradas de terra batida. É muito diferente da capital de Moçambique, que também é muito próxima, que tem experimentado nos últimos anos um desenvolvimento e assumiu a aparência de uma cidade moderna: grandes edifícios, centros comerciais ....

Para as crianças então esta viagem para o centro foi emocionante, como encontrar-se num mundo totalmente diferente em alguns quilômetros. Alguns sairam da matola pela primeira vez. O destino final foi o Museu de História Natural. É um lugar famoso, um destino turístico também da África do Sul, porque é o único no mundo onde é testemunhado o ciclo reprodutivo de alguns animais, como elefantes.

 

 

 

No final da semana, também se juntaram os amigos da Comunidade de sant'Egidio de Livorno para um "Super Sábado", com competições de dança, canto, teatro. Um pormenor não insignificante: os prêmios para os vencedores das competições foram preparados pelas crianças da Escola da Paz de Barcelona e Manresa durante as suas férias em Berga. Porque a amizade vaja para o mundo.