Carta do Secretário Geral da ONU para o 30º encontro Internacional de Oração pela Paz.

Envio as minhas mais calorosas saudações aos participantes do encontro internacional pela Paz, e agradeço ao professor Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egídio por ter organizado este importante encontro.

Eu fiquei extremamente comovido no ano passado, ao visitar a comunidade de Sant'Egídio, quando testemunhei o vosso apoio aos migrantes e refugiados. As Nações Unidas estão orgulhosas de trabalhar ao vosso lado.

Hoje o mundo confronta-se com uma série de crises complexas jamais vistas numa geração: a violência e as guerras civis são uma realidade diária para milhões de pessoas em todo o mundo. O número de pessoas que são obrigadas a fugir das suas casas por motivos relacionados com os conflitos é o mais alto desde a Segunda Guerra Mundial. Os extremistas tiram vantagem das desigualdades e da vulnerabilidade com ideologias sangrentas.

Estes desafios são enormes, mas eles não são insuperáveis. O vosso trabalho indica o caminho a percorrer. O Encontro Internacional pela Paz, com o seu carácter inter-religioso e intercultural, reafirma que somente o diálogo e a negociação podem encontrar soluções sustentáveis para a violência. 

Durante este tempo, no qual a divisão social aumenta nas nações e no mundo, temos um papel decisivo no incentivo da compreensão mútua e no promover da paz nas nossas vidas, com base nos nossos valores e aspirações comuns. A paz pode ser esquiva, mas não é um mistério. É o resultado de trabalho duro, mediação, resolução de conflitos e reconciliação. Vem da visão de um mundo onde as pessoas compartilham os benefícios que trazem a paz e a prosperidade num mundo são.

Os líderes globais demostraram ter esta visão, quando, no ano passado, entrámos em acordo no programa para o desenvolvimento sustentável 2030; um plano de ação para a paz e prosperidade de todas as nações. Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável são os nossos meios para lutar contra a pobreza, a fome, a desigualdade e competição por recursos que leva às tensões e conflitos. Obrigado a todos por usarem a vossa grandíssima influência como religiões e lideres de comunidades para promover a paz. Trabalhamos lado a lado para reforçar a defesa da paz da qual temos tanta necessidade nos dias de hoje.

Obrigado e desejo-lhes uma encontro pacífico e frutuoso.

(traduzione della redazione online)