Memória da deportação dos judeus romanos de 16 de outubro de 1943: uma raiz de humanidade contra a indiferença

Não há futuro sem memória: a comemoração, organizada pela Comunidade de Sant'Egidio e a Comunidade judaica de Roma. O VÍDEO E AS IMAGENS

Sábado, 15 de Outubro milhares de romanos comemoram a deportação dos judeus da cidade acontecida em 16 de Outubro de 1943. A marcha "Não há futuro sem memória", organizada pela Comunidade de Sant'Egidio e a Comunidade Judaica de Roma, partiu de Piazza Santa Maria em Trastevere, após a saudação do bispo auxiliar de Roma o Dom Gianrico Ruzza, para em seguida chegar ao Largo 16 de Outubro de 1943, ao lado da sinagoga. Uma peregrinação da memória que percorreu ao contrário a estrada que viu mais de mil mulheres, crianças, homens e idosos, expulsos das suas casas para serem deportados a Auschwitz. Uma memória da cidade que todos os anos, desde 1994, cada vez mais reúne pessoas que escolhem para não esquecer, porque esses eventos terríveis não voltem a acontecer.


Na comemoração no largo 16 de Outubro de 1943 intervieram o Rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, o fundador da Comunidade de Sant'Egidio, Andrea Riccardi, o Presidente da Comunidade Judaica de Roma Ruth Dureghello, a Presidente da Câmara Municipal de Roma Virginia Raggi e o Presidente da Região Lázio Nicola Zingaretti.

AS IMAGENS

 

I VIDEO