Assinado o Acordo de amizade entre Sant'Egidio e Rissho Kosei-kai: diálogo e paixão para os desafios do nosso tempo

 

Foi assinado hoje junto à Sala da Paz, em Sant'Egidio o "Acordo Comum de Amizade" entre a Rissho Kosei-kai e a Comunidade.

Fundada por Nikkyo Niwano em 1938, a Rissho Kosei-kai é uma associação leiga budista, presente no Japão e em outros lugares do mundo com milhões de adeptos. Ela já participou de inúmeros encontros inter-religiosos no espírito de Assis, começando com o de 27 de Outubro de 1986 convocado pelo Papa João Paulo II. Desde então cresceu a colaboração com Sant'Egidio, especialmente no campo da solidariedade e da educação em vários países africanos. "Esta nossa parceria renovada - lê-se no texto do Acordo - é um fruto maduro daquele espírito de Assis que se espalhou nestes trinta anos e que contriuímos a fazer crescer, vivendo-o e comunicando-o a muitos no Ocidente e no Oriente".

"Com esse Acordo pretendemos iniciar uma nova fase da Nostra Aetate: no mundo respira-se uma atmosfera de desespero", disse Kosho Niwano, presidente designado da Rissho Kosei-kai, que acrescentou: "A Comunidade de Sant'Egidio não se limita ao compromisso com o diálogo, mas enfrenta as dificuldades e os desafios do nosso tempo com entusiasmo". O rev. Niwano, em seguida, recordou a sua recente visita à Nigéria, onde se encontrou com os membros da Comunidade de Sant'Egidio: "Lá eu vi pessoas que são apaixonadas pelo futuro do país".

Ao assinar o Acordo, o Presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo disse: "Estamos hoje a fazer um passo concreto num caminho comum para trazer alívio para o sofrimento da humanidade. Como cristãos leigos, assumimos a responsabilidade de trabalhar no estaleiro da paz, um estaleiro aberto a todos que nos indicou há trinta anos João Paulo II em Assis. Com este Acordo recolhemos o legado vivo de quem abriu o caminho com o diálogo".