A Sant'Egídio a Igreja de Nossa Senhora das Maravilhas em Madrid: uma casa de oração aberta a toda a cidade

A missa inaugural presidida pelo Arcebispo de Madrid, com a presença do presidente Marco Impagliazzo e toda a Comunidade

Domingo, 6 novembro, o Arcebispo de Madrid, Dom.Carlos Osoro, inaugurou com uma solene liturgia a Igreja de Nossa Senhora das Maravilhas, confiada à Comunidade de Sant'Egídio.

Na celebração estiveram presentes o Presidente da Comunidade Marco Impagliazzo, a vice-presidente Hilde Kieboom, juntamente com delegações de Sant'Egídio de Roma, Barcelona, e as autoridades civis da cidade de Madrid e das instituições espanholas. Junto a eles estavam todas as pessoas de Sant'Egidio: jovens e adultos, idosos e crianças, amigos de rua e novos europeus.

Tíscar Espigares, em nome da Comunidade de Madrid disse: "acolhemos este presente não apenas com grande gratidão e alegria, mas também com um grande sentido de responsabilidade, temos a tarefa de tomar conta desta casa de Deus, presente há quase 400 anos entre as casas dos homens. Será uma casa aberta a todos: para aqueles que procuram um espaço para ouvir a Palavra de Deus, para aqueles que procuram hospitalidade e alguém para os ouvir, para aqueles que procuram um significado para suas vidas ou simplesmente um momento de paz. Será uma casa sensível ao sofrimento de homens e mulheres do mundo, de onde nasce todos os dias a oração pelos pobres, os doentes, a paz. Será a igreja “aberta e humilde” que o Papa Francisco indicou" .

Na sua homilia, o Arcebispo de Madrid salientou: "Esta igreja é aberta a todos e foi confiada à Comunidade de Sant'Egídio para fazer coisas extraordinárias. Vocês representam algo que é difícil de encontrar nos tempos de hoje: Estar ao lado dos homens, ao lado dos seres humanos, que é algo essencial para a convivência, para derrubar os muros, construir pontes e relações estáveis no nosso mundo, relações que começam por cuidar daqueles que mais precisam, aqueles que estão ao ar livre, os pobres que nos ensinam o essencial e nos ajudam a remover das nossas vidas os preconceitos que ameaçam a nossa convivência  e as nossas relações ".

Dom Osoro acrescentou: "Obrigado a vós Sant'Egídio que a partir deste lugar realizarão o que o Senhor nos pede: uma comunidade no meio deste mundo. Que o Senhor vos abençoe e vos proteja a todos sempre."