A viagem da esperança de quatro rapazes do Malawi dura 15 horas e termina em ... Sant'Egídio

Uma viagem de mais de 400 km deitados no compartimento das rodas suplentes de um autocarro na esperança de ser capaz de vender algo para viver: é assim que quatro rapazes de 11 e 13 anos têm viajado no Malawi, de norte a sul, até se perderem, mas o nome de Sant'Egídio ajudou-os a voltar casa.

Os quatro fazem parte desse grande mundo dos "street children", crianças e rapazes que vivem nas ruas de muitas cidades africanas. Jovens vidas feitas de turnos, a vender sapatos velhos de plástico e a pedir esmola no mercado. A comida nunca é suficiente e muitas vezes não há ninguém que tome conta deles. Na verdade existe alguém: em Lilongwe, os jovens da Comunidade de Sant'Egídio visitam-nos regularmente, levando bons jantares e roupas limpas.

Os quatro rapazes tinham- se refugiado no compartimento da roda suplente de um autocarro na estação em Lilongwe, com destino a Blantyre, onde esperavam vender algum objeto antigo e fazer algum dinheiro. Só depois de 15 horas de uma viagem difícil e perigosa, até parar, o motorista se apercebe deles: estão cansados, as roupas gastas e sujas, têm fome, sede e muito medo. O que fazer? Não têm família, perdidos num lugar onde não conhecem ninguém. Alguém sugere chamar a polícia. Mas eles têm um endereço para dar: "Sant'Egidio, por favor telefonar para a Comunidade de Sant'Egídio".

Mal foram avisados, os amigos  da Comunidade de Blantyre nãos e fazem esperar. Vão busca-los e levam-nos para a Casa da Amizade da Comunidade. Serão eles, a partir de agora, a cuidar dela. Primeira paragem, almoço de Natal, depois ... a escola!

A viagem de esperança deles não foi em vão: não andarão mais pela estrada à procura de comida, mas estarão sentados à mesa d almoço de Natal da Comunidade. O primeiro Natal em família.