República Centroafricana assinado em Sant'Egídio o acordo para um cessar-fogo e um road map para a paz

Esta tarde foi assinado em Roma, em Sant'Egídio, um importante "acordo político", que abre o caminho para a pacificação da República Centroafricana, atormentado à anos pela guerra civil e por graves tensões internas que causaram numerosas vitimas e milhares de refugiados. O documento, que prevê um cessar-fogo imediato foi alcançado graças à mediação da Comunidade de Sant'Egídio, que tem vindo a trabalhar há anos pela reconciliação no país, na presença de observadores da comunidade internacional, do enviado da ONU Parfait Onanga -Anyanga, da União Europeia e do governo italiano..

O acordo, assinado por representantes de vários grupos político-militares presentes no país e pelos enviados do presidente Touadéra - o resultado de três intensos dias (e noites) de trabalho - gira em torno de três pontos principais, que foram apresentados em conferência de imprensa pelo Presidente da Comunidade de Sant'Egídio, Marco Impagliazzo. Dizem respeito ao plano político, à segurança e também ao plano económico, humanitário e social. No primeiro ponto, além do cessar-fogo sob o controle da comunidade internacional, reafirma-se também a vontade de respeitar a integridade do território nacional, a representatividade e reconhecimento de todos os grupos político-militares para a reconstrução do país, o respeito pelos resultados das eleições presidenciais e legislativas de 2016 e, mais em geral, o trabalho para construir "uma dinâmica de reconciliação.".

Em termos de segurança garante-se a livre circulação de pessoas e bens, o restabelecimento da autoridade do Estado em todo o território nacional enquanto a nível económico, humanitário e social se baseia, entre outras coisas, na reconstrução e na proteção das ONGs nacionais e internacionais presentes no país.

Trata-se de um verdadeiro road map para sair da crise, que será seguido por uma comissão conjunta escolhida com o consenso de todos e a participação da Comunidade de Sant'Egídio, que é agradecida no texto do acordo pela sua valiosa "obra de mediação".

No momento da assinatura, entre momentos de emoção e canto, solene,  do hino nacional estava também  presente o fundador de Sant'Egídio, Andrea Riccardi. O encontro em Roma foi sendo saudado, no último domingo durante o Angelus, pelo Papa Francisco, que recordou a sua histórica visita à República Centroafricana em novembro de 2015, e encorajou as delegações presentes na entrevista a "revitalizar e fortalecer o processo de paz.

LEIA TAMBÉM:

O Texto integral do Acordo politico pela paz - italiano

A questão da República Centroafricana em 5 pontos - italiano