Começa Caminhos de Paz em Münster - em milhares para a abertura. Chegou a Chanceler Angela Merkel, o grande Imã de Al-Azhar e centenas de representantes das religiões mundiais

 O encontro internacional "Caminhos de Paz", promovido pela Comunidade de Sant'Egidio no "espírito de Assis", começou em Münster. Das 14 horas, o grande salão do Messe und Congress Centrum começou a encher-se com centenas de representantes das religiões, do mundo da cultura e das instituições de todos os continentes. O encontro é acompanhado por uma significativa participação popular de toda a Europa: além dos 2.500 participantes no centro de congressos vieram de toda a Europa, numerosos grupos de jovens e adultos para seguir o que é o evento de paz de 2017 mais partecipado.

 
Às 16 horas, chegou a Chanceler alemã Angela Merkel, recebida pelo fundador da Comunidade de Sant'Egidio, Andrea Riccardi e as autoridades locais. Após um breve encontro com algumas das personalidades que participam do encontro, incluindo o presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, e o grande Imã de Al-Azhar Al-Tayyeb, a assembléia de abertura iniciou.

Entre os oradores previstos do programa, além das personalidades acima mencionadas, o presidente do Parlamento Europeu Antonio Tajani, o ambientalista Jeffrey Sachs, o patriarca ortodoxo grego de Antioquia e todo o Oriente, João X, o rabino de Frankfurt Avichai Apel, o presidente do Budismo Rissho Kosei Kai e Alba Ruiz de Andrés, do Movimento Jovem pela Paz de Barcelona, que deu seu testemunho. Também foi lida a mensagem enviada pelo Papa Francisco aos participantes do encontro internacional. Há um ano, Bergoglio participou do mesmo tipo de encontro em Assis para o trigésimo aniversário do grande Dia Mundial pela Paz promovido em 1986 por João Paulo II e repetido todos os anos em várias cidades européias pela Comunidade de Sant’Egidio.