Andrea Riccardi no Malawi visita a "Casa das Meninas" de Sant'Egidio em Blantyre

Uma casa de acolhimento para meninas e jovens mulheres abandonadas e vítimas de tráfico

A primeira etapa da visita de Andrea Riccardi ao Malawi, onde se encontrará com a Comunidade de Sant'Egidio, foi a "casa das meninas" em Blantyre.

Aberta há seis meses, a instalação acolhe meninas entre os 12 e 14 anos de idade que viviam na rua, abandonadas e por vezes vendidas por traficantes ou pelas próprias famílias, movidas pela pobreza e, portanto, abusadas e exploradas.

O fenómeno das meninas na rua está a aumentar no Malawi. A Comissão de Direitos Humanos do governo relatou um aumento do tráfico de crianças nos últimos três meses. O fenómeno está relacionado com a crise económica agravada pela guerra na Ucrânia, que provocou um novo aumento do custo de vida. Um drama de enormes proporções num país que já é pobre: as Nações Unidas estimam que no próximo ano, dos 19 milhões de habitantes, cerca de nove estarão em risco de fome.

Sant'Egidio cuida das crianças de rua há anos, distribuindo alimentos, oferecendo-lhes a possibilidade de tomar duche e cuidados médicos, cuidando da sua integração na escola ou formação profissional. Na casa recentemente inaugurada, que acolherá 16 meninas, as actuais hóspedes foram todas matriculadas na escola, primeira fase da sua integração no contexto social.

Durante a visita, Andrea Riccardi parou durante muito tempo para falar com as jovens hóspedes com os operadores, escutou as suas histórias e expressou a alegria e a esperança de que a Comunidade, que se tornou mãe e família para cada um delas, tem com elas.