Sete meses de guerra na Ucrânia. Uma história de Kiev, entre a dor, os esforços humanitários e a esperança

Uma delegação visitou locais de conflito onde Sant'Egidio está a intensificar a sua acção humanitária

A guerra na Ucrânia já dura há 7 meses. E precisamente nestes dias, uma delegação de Sant'Egidio deslocou-se à Ucrânia vinda de Itália, para apoiar a intensa acção humanitária que as Comunidades ucranianas têm vindo a levar a cabo desde o início da guerra. Nas palavras e imagens que nos são transmitidas por esses lugares, lemos histórias de dor, mas também vemos os sinais de esperança que as Comunidades de Sant'Egidio estão a tentar transmitir com tenacidade.  

“Não é sem emoção regressar a Kiev após sete meses de guerra. A cidade retomou uma vida que é, em muitos aspectos, normal. O trânsito, as pessoas nas ruas, o metro a viajar ao ritmo habitual, as escolas abrem. Claro que há menos pessoas do que o habitual, menos tráfico: muitos kievianos ainda são refugiados no estrangeiro ou em outras regiões da Ucrânia.
A guerra, porém, continua a ser uma presença constante na vida quotidiana. Os alarmes aéreos lembram as pessoas dos possíveis perigos, fazem parar os transportes públicos, fecham as instalações, as crianças em idade escolar descem para os abrigos. Em vários locais, repara-se em sacos de areia amontoados para proteger edifícios ou cavalos frisianos colocados nos lados das estradas.

Ao longo das rotas de entrada na cidade, é necessário passar por postos de controlo fortificados. Mas acima de tudo, as semanas de cerco sofridas pela cidade no início da guerra deixaram uma memória viva nas pessoas que não deixam de narrar o que viveram. É uma memória que une todos e de que todos parecem precisar de falar: desde os idosos que se encontram na rua até aos jovens, desde o taxista até aos investidos com responsabilidade pública.
A Comunidade em Kiev enfrentou os desafios da cidade durante a guerra. Nunca deixou de estar perto dos seus pobres amigos, mesmo nas semanas mais difíceis: la distribuição de comida de rua aos sem-abrigo e idosos pobres continua em três bairros da cidade, Troeshina, Darnitsa, Goloseevo, bem como no centro, em Majdan e na estação;

os dois apartamentos que albergam os sem-abrigo continuaram a ser "casas quentes" para os sem-abrigo; a sede dos Jovens pela Paz, antes de ser atingida por um míssil, abrigou cerca de vinte pessoas e hoje, quase completamente reabilitada, está prestes a retomar a sua vida; ajuda alimentar e medicamentos chegaram regularmente a duas grandes instituições para os idosos; alguns idosos e pessoas com deficiência foram evacuados em Março e hoje são alojados pela comunidade em lares familiares em Lviv e Ivano-Frankivsk em tempo de guerra um sonho foi paradoxalmente realizado, que se destina a ser um modelo para um novo futuro, também em Kiev onde as coabitações serão deslocalizadas quando possível.
Mas novas questões questionam os jovens e adultos da Comunidade. Foram abertos novos locais e surgiram novos serviços.
Em Troeshina, um grande bairro suburbano de 300.000 habitantes, onde a Comunidade deu os seus primeiros passos no início dos anos 90, foi aberto uma
sede.

Está no centro do bairro, num edifício originalmente utilizado para serviços técnicos. Renovado pela população da Comunidade, acolhe duas vezes por semana refugiados de zonas de guerra: é um centro de distribuição de pacotes alimentares e vestuário. Em menos de um mês, 600 parcelas já foram distribuídas. Muitas são mães com filhos. O acolhimento sorridente e a vontade de ouvir abrem um espaço de confiança muito necessário: as histórias do sofrimento da guerra, as lágrimas, os gestos de proximidade e de consolação estabelecem uma nova relação de confiança. Algumas mulheres refugiadas juntaram-se ao esforço de solidariedade e começaram a vir ao centro para dar uma mão na recepção, preparando pacotes, a dar consolo.


Nos últimos meses, chegaram a Kiev bastantes refugiados das regiões orientais e meridionais do país, onde há combates. 120.000 são refugiados oficialmente registados, mas o número é provavelmente de cerca de 300.000. Vivem na cidade e nos subúrbios, quer com familiares ou conhecidos, ou alojados em apartamentos deixados vazios pelos Kievianos que deixaram a cidade; outros alugam casas. A maioria fica sem salário, lutando para encontrar um novo emprego, enquanto as suas poupanças estão a diminuir.
Encontrar formas de estar perto deles, de responder às suas perguntas é uma prioridade para a Comunidade em Kiev. Assim, foi decidido abrir outro local no distrito de Darnitsa para fazer dele mais um espaço de acolhimento de refugiados. As belas, brilhantes e coloridas instalações, que costumavam albergar um centro infantil, estão perto da estação de metro. Desde meados de Agosto têm acolhido refugiados duas vezes por semana e o centro está prestes a abrir um terceiro dia. Os jovens de Kiev e as mulheres refugiadas estão envolvidos numa atmosfera alegre e activa. Num mês, foram entregues 1.200 embalagens de alimentos. Uma atmosfera de serenidade dá as boas-vindas ao povo. Eles vêm de Kharkiv, Lisichansk, Mariupol, Cherson, Donetsk, Mikolaiv, cidades cujos nomes conhecemos nestes meses de guerra. A oração no final do dia reúne muitos, unidos pela necessidade de orientação.

Irpin’ é um centro residencial de 60.000 habitantes, um subúrbio de Kiev. Uma pequena e bonita cidade aninhada numa floresta de pinheiros e carvalhos, com parques bem conservados, locais culturais, esculturas nas ruas. O ambiente polido foi desfigurado pela extensa destruição causada por bombardeamentos e combates durante o avanço do exército russo em direcção a Kiev. A visita a Irpin' é impressionante: impressiona a força de destruição da guerra, a sua loucura. Cerca de 400 pessoas foram mortas aqui.

Algumas pessoas da Comunidade que viviam em Irpin' experimentaram o sofrimento daqueles dias: o tempo passado em caves ou abrigos enquanto decorriam os combates, a fuga arriscada para Kiev, o apartamento de um deles destruído por foguetes. Foi precisamente em "Irpin" que Sant'Egidio quis dar um sinal de esperança. A começar pelas crianças, que sofreram particularmente o impacto da guerra. Intrigado e assustado. A Juventude pela Paz em Junho começou com uma grande festa para crianças e famílias num dos muitos parques da cidade, a "Escola da Paz em Irpin": um lugar de serenidade e paz, no meio de tanta dor, uma visão de um novo futuro.

A Comunidade em Kiev resiste à guerra, imagina e começa a realizar um novo futuro, lança as primeiras pedras do edifício de paz, cuja urgência e expectativa são cada vez mais prementes.
A emoção da nossa chegada tornou-se a esperança e a confiança com que deixamos Kiev”.

Apoie a nossa ajuda à Ucrânia e aos refugiados