Os Jovens pela Paz regressaram ao campo de refugiados de Schisto em Atenas: reportagem

O campo fica nas montanhas acima do Pireu, em Schisto, uma área bastante isolada nos arredores de Atenas. Cerca de 200 menores vivem aqui com as suas famílias, co-habitando em contentores de vários andares. São principalmente curdos, afegãos, sírios, alguns também chegam de África.

Transferiram alguns do campo Eleonas - que ficava no centro de Atenas - esperam, por vezes durante anos, pela sua recolocação.

Nos últimos dias, um grupo de Jovens pela Paz de Roma e Wurzburg regressou para os visitar: com festas, presentes, almoços juntos, trouxeram também aí o Natal para todos. Dias de encontros e emoção, como emerge do relato deles, que publicamos:

"Não se esqueçam de mim. É um pequeno elefante lanoso, entre punhados de doces, um lenço e algumas pulseiras. Vê-se e compreende-se imediatamente que transporta uma mensagem, uma garrafa no mar do desespero que é o campo de refugiados de Schisto. Porque para as muitas crianças que aqui vivem há anos de dias idênticos, como para os elefantes, a memória e as memórias são tudo.

Aisha é muçulmana, mas o pequeno elefante nas suas mãos é um presente de Natal para Marco, que conheceu há dois anos no campo de refugiados de Eleonas e agora reencontra, juntamente com os outros Jovens pela Paz, no campo de Schisto. O colete azul de Sant'Egidio, um pequeno certificado de participação na Escola da Paz, os marcadores; estas são as memórias indeléveis e tangíveis que crianças como Aisha levam consigo, guardadas nas prateleiras dos seus corações ou cuidadosamente preservadas nos cantos dos edifícios pré-fabricados que compõem o campo de refugiados. São as memórias daqueles que não as esqueceram, instantâneos de alegria que se vêem ressurgir quando, meses após a nossa última visita, começam a cantar as canções que lhes ensinámos em Julho, logo que nos reconhecem. Estes são os momentos em que se apercebe que o teu supérfluo, aquele pouco tempo que passaste nas ruas poeirentas do campo de refugiados, onde tudo parece imóvel e imutável, é, em vez disso, tanto para as centenas de pequenos que todos os dias tiram força a essa memória. Porque tudo em Schisto é um grito silencioso de resignação.
"Queremos ir à escola, queremos estudar", dizem-nos as crianças mais crescidas, enquanto se maravilham com os tanques do Aquário de Atenas. Vemo-los lá, os seus olhos seguindo um polvo esquivo, e não podemos deixar de imaginar a viagem que os levou à Grécia, entre as ondas do Egeu, crianças demasiado jovens com peixes demasiado grandes por baixo deles. E pensa-se no seu desejo de aprender, enquanto com o nariz pressionado contra o vidro parecem tentar olhar para além daquele tecto de vidro que os relega para lá, num campo de refugiados na periferia da Europa.
Não vos esqueceremos. Regressaremos a Roma com os olhos cheios dos vossos rostos quando o sorvete chegar, com os vossos gritos de entusiasmo ainda nos ouvidos quando virmos os brownies no restaurante; um pequeno momento de alegria que nos dará a energia durante todo o ano. Mas acima de tudo, regressaremos a Roma com o desejo de fazer algo por vós, de trabalhar para que se abram novos corredores humanitários, e com eles as portas de uma escola que vos acolherá. Guardaremos a memória, para estarmos sempre perto de vós. Para refazer os nossos passos. Como tantos pequenos elefantes".

 

PER CONTATTARE I GIOVANI PER LA PACE COMPILA IL FORM