PAZ

Ucrânia: 500 dias de guerra, 100 camiões de ajuda humanitária das Comunidades de Sant'Egidio italianas e europeias

De cinco em cinco dias, parte um camião com alimentos, medicamentos, material médico e outras necessidades de sobrevivência em zonas de guerra

AJUDA DA COMUNIDADE DE SANT'EGIDIO NA UCRÂNIA PARA CONTINUAR A SOLIDARIEDADE COM O POVO UCRANIANO AFECTADO PELA GUERRA

Passaram 500 dias desde o início da guerra na Ucrânia, que continua a causar destruição e a fazer vítimas, como aconteceu na noite de 5 para 6 de Julho em Lviv. E foi precisamente aí que chegou, no dia 8 de julho, a carga de ajuda humanitária nº 100 enviada por Sant'Egidio para apoiar o trabalho de solidariedade que os membros da Comunidade na Ucrânia estão a levar a cabo com paixão e generosidade.

As cargas que chegaram à Ucrânia nestes 500 dias foram enviadas 81 da Itália, 8 da Alemanha, 4 da Polónia, 3 da República Checa, 2 da Bélgica, 1 da Eslováquia e 1 de Espanha.

No total, chegaram à Ucrânia 1.300 toneladas de ajuda humanitária, num valor total de 20 milhões de euros.

Foram distribuídos 1 milhão de kits de medicamentos e material médico no valor de 10,5 milhões de euros.  O número estimado de pessoas que beneficiaram da ajuda sanitária fornecida por Sant'Egidio é de 2 milhões de pessoas.

Foram enviados 47 cargas de ajuda alimentar, num total de 940 toneladas. Na Ucrânia, receberam apoio alimentar de Sant'Egidio 200.000 pessoas.

Todos os meses, são entregues 15 000 kits de alimentos aos quatro Centros de Distribuição de Ajuda Humanitária para os deslocados internos, em Lviv, Ivano Frankivsk e dois bairros de Kiev, onde são distribuídos mais de 12 000 kits de alimentos por mês. Além disso, são enviados 3.000 kits de alimentos para as regiões do sul e do leste da Ucrânia, onde a população está mais diretamente exposta ao esforço de guerra.

Os custos humanos da guerra são enormes e estão destinados a aumentar à medida que a guerra prossegue. A situação das pessoas deslocadas internamente continua a ser particularmente difícil. De facto, na Ucrânia, segundo dados da Organização Internacional das Migrações, estima-se que existam 5,1 milhões de pessoas deslocadas internamente.

De acordo com o "2023 Humanitarian Needs Overview (HNO)" preparado pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), há aproximadamente 17,6 milhões de pessoas que necessitarão de assistência humanitária na Ucrânia durante 2023. Sant'Egidio pretende continuar o seu compromisso de apoio humanitário ao povo da Ucrânia que continua a sofrer com a guerra e as suas consequências.
 

Continuemos aapoiar a ajuda
à Ucrânia

Dona ora