PRESS RELEASE

10 anos após o naufrágio de Lampedusa, continuam a registar-se demasiadas mortes no mar. No dia 3 de outubro, Dia da Memória e do Acolhimento, oração em Santa Maria in Trastevere, às 20 horas

Os salvamentos devem continuar e devem ser desenvolvidas vias legais, como os corredores humanitários.

Passaram dez anos desde aquele terrível 3 de outubro de 2013, quando 368 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças eritreias, perderam a vida num naufrágio ao largo da costa de Lampedusa. Uma tragédia que se prolongou ao longo dos anos, com milhares de mortos e desaparecidos, que a Comunidade de Sant'Egidio, juntamente com muitos migrantes e refugiados, recordará com uma vigília de oração na basílica de Santa Maria in Trastevere amanhã, terça-feira, 3 de outubro, às 20 horas.

Neste Dia da Memória e do Acolhimento, reiteramos o apelo à Europa para que apoie a Itália nas operações de salvamento no mar, a única forma de evitar outras tragédias de imigração, e recordamos que existem alternativas aos traficantes de seres humanos. Os Corredores Hmanitários, implementados por Sant'Egidio juntamente com outras associações em colaboração com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros, mas também em França e na Bélgica: até agora permitiram que mais de 6500 pessoas chegassem à Europa em segurança, para quem chega e para quem recebe.

Seguindo este modelo, que favorece a integração, é urgente desenvolver outras vias de entrada legal para fins de trabalho, que respondam à escassez crónica de trabalhadores em vários sectores, devido ao declínio demográfico.

 

[Fotografia di Francesco Malavolta]