PAZ

"A audácia da Paz" no Peru: em Lima, com Sant'Egidio, uma série de encontros de diálogo e de oração no espírito de Assis

A audácia da Paz chegou ao Peru, com uma série de encontros organizados pela Comunidade de Sant'Egidio em Lima, que culminaram com a Oração pela Paz entre as Religiões, realizada na semana passada.

“Ninguém se salva sozinho”: foi o tema da primeira etapa, um encontro realizado na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Miraflores. O evento proporcionou um momento de reflexão sobre os conflitos armados e as formas generalizadas de violência, também presentes na sociedade peruana. De facto, Lima, embora não seja um campo de batalha no sentido tradicional, é um terreno fértil para outros tipos de conflitos: o racismo, o classismo e a desigualdade social corroem o tecido social. 

A segunda paragem foi uma assembleia na Pontifícia Universidade Católica do Peru, em San Miguel, dedicada ao tema "Jovens e Periferias".O diálogo entre representantes religiosos e jovens sublinhou o papel da juventude na construção da paz, especialmente nas periferias.

O Encontro de Oração pela Paz entre as Religiões, celebrado na Igreja de São Lázaro, no distrito de El Rímac, foi o momento conclusivo deste itinerário.

O encontro contou com uma ampla participação de representantes das diferentes confissões religiosas: a Associação Islâmica do Peru, a Comunidade Budista Sotoshu, o Conselho Inter-religioso pela Paz, juntamente com representantes das Igrejas Ortodoxa, Luterana, Anglicana e Pentecostal e várias congregações católicas, incluindo os Jesuítas.

Depois de acenderem o candelabro da paz, os participantes assinaram o apelo de paz de Berlim 2023, reafirmando o seu compromisso de serem "artesãos de paz" e ligando-se assim ao movimento de diálogo e oração que envolve as Comunidades de Sant'Egidio a nível mundial.