WORLD

Libertar os prisioneiros: 19 prisioneiros das cadeias da Beira e de Nhamatanda, em Moçambique, livres graças à assistência jurídica de Sant'Egidio

A Comunidade de Santo Egídio, no âmbito do seu serviço de humanização das prisões e assistência direta aos reclusos, contribuiu com sucesso para a libertação de 19 reclusos na província de Sofala, nos distritos da Beira e Nhamatanda, nos meses de Setembro e Outubro. Três destes foram libertados em Nhamatanda e 16 na Beira. Infelizmente, um dos presos, que já se encontrava em estado de saúde grave aquando da libertação, faleceu no hospital pouco tempo depois.

A Comunidade apoiou o pagamento das taxas judiciais que, de acordo com a lei moçambicana, permitem aos prisioneiros em fim de pena aceder à liberdade condicional. Entre as pessoas libertadas conta-se uma mulher do distrito do Buzi, que corria o risco de prolongar a sua detenção por mais três anos devido à sua incapacidade de pagar as taxas de justiça. A Comunidade cobriu igualmente as despesas de transporte, assegurando o regresso da mulher ao seu distrito.

Entretanto, os voluntários de Sant'Egidio mantêm o seu compromisso com visitas semanais às prisões para aliviar as difíceis condições de vida dos prisioneiros, que vivem frequentemente em instalações que tiveram origem no tempo colonial e que nunca foram ampliadas, muitas vezes sem acesso a recursos hídricos suficientes e com rações alimentares limitadas. Estas visitas são um passo fundamental para devolver a dignidade aos reclusos, que continuam a manifestar novos pedidos de ajuda.

Para saber mais: LIBERTAR OS PRISIONEIROS