EVENTS

7 de Fevereiro de 1968 - 2024. Parabéns, Sant'Egidio!

Em 6 fotos, um ano de preces, com os pobres, pela paz

No dia 7 Fevereiro de 2024, a Comunidade de Sant'Egidio completa 56 anos. Enquanto nos preparamos para celebrar este aniversário, em Roma e no mundo, olhamos para o ano que passou, cheio de muitos momentos importantes.

Escolhemos apenas alguns. 6 momentos, 6 fotos que nos recordam que o caminho a percorrer é sempre aquele que o santo Papa João Paulo II indicou à Comunidade: não colocar "nenhum outro limite senão o da caridade, que não tem fronteiras".

18 de Março de 2023 - Papa Francisco recebe em audiência os refugiados que chegaram através dos corredores humanitários e os que os hospedaram

 "Saúdo, pois, com carinho aqueles que, entre vós, passaram pelos corredores humanitários e estão agora a viver uma vida nova. Mostraram uma vontade firme de viver sem medo e sem insegurança. Encontrastes amigos e apoiantes que são agora uma segunda família para vós."
Continue a ler las palavras do Papa Francisco

 

8 de Julho de 2023 - O 100º lote de ajuda de Sant'Egidio chega à Ucrânia. A solidariedade é a nossa resposta à guerra

Estamos a aproximar-nos do segundo aniversário desta guerra dolorosa e terrível. Enquanto a emergência humanitária se torna cada dia mais grave, as Comunidades de Sant'Egidio continuam o seu compromisso de apoiar a vida daqueles que vivem as dramáticas consequências.

 20 de Julho de 2023 - A primeira chegada de refugiados afegãos a Roma através dos corredores humanitários

Desde 2016, os corredores humanitários trouxeram a salvo cerca de 7000 pessoas provenientes de países em guerra: Síria, Afeganistão, Corno de África. O acolhimento e a integração dos migrantes é um compromisso prioritário da Comunidade de Sant'Egidio, na Europa e no mundo.

 

10-12 de Setembro de 2023 - em Berlim, as religiões reúnem-se no espírito de Assis para reafirmar "A Audácia da Paz"

Desde 1986, a Comunidade mantém vivo o "Espírito de Assis", promovendo o encontro e o diálogo das religiões mundiais pela paz. Todos os anos, homens e mulheres de diferentes religiões encontram-se numa cidade europeia para unir as suas vozes em prol da paz. Uma "peregrinação" que envolve um número cada vez maior de pessoas de todas as gerações, juntamente com personalidades do mundo da cultura e das religiões.

 

17 de Outubro de 2023 - O Presidente da República Italiana Sergio Mattarella, visita a Casa da Amizade em Trastevere, o primeiro de dezenas de locais de acolhimento e caridade em cidades de Itália e do mundo

Os anos marcados pela pandemia puseram em evidência a condição precária em que vivem muitos: pessoas - sobretudo idosos e imigrantes - e famílias que não conseguem satisfazer as necessidades básicas da sua vida: comida, habitação, cuidados de saúde. Nestes anos, a Comunidade aumentou o empenhamento dos seus centros de ajuda, para poder responder a tantas necessidades de forma coordenada e unificada. Assim nasceram as "Casas da Amizade": à volta da primeira, em Trastevere, surgiram dezenas na periferia romana e nas cidades onde a Comunidade está presente. 

25 de Dezembro de 2023 - é Natal para todos. Mais de 250.000 pessoas em 71 países reúnem-se com a Comunidade para o Natal. Uma mesa, tão ampla como o mundo, acolhe os pobres e os seus amigos, numa família sem fronteiras onde os que ajudam se confundem com os que são ajudados

«Quando deres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem os teus vizinhos ricos; não vão eles também convidar-te, por sua vez, e assim retribuir-te. Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. E serás feliz por eles não terem com que te retribuir». (Lc.14, 12-14). O almoço de Natal é uma tradição da Comunidade de Sant'Egidio desde 1982, quando um pequeno grupo de pobres foi acolhido à volta da mesa da festa na Basílica de Santa Maria em Trastevere. Saiba mais