IDOSOS

No Malawi, no grande campo de refugiados de Dzaleka, foi inaugurada uma casa para os idosos

A presença de migrantes na Europa é um fenómeno considerado de emergência, mas, na realidade, a maioria das pessoas deslocadas e dos refugiados encontra abrigo em zonas próximas do seu local de origem, em países com rendimentos baixos ou médios.Não é, portanto, a Europa que é o destino preferido dos migrantes: os 46 países menos desenvolvidos, quase todos na Ásia e em África, acolhem mais de 20% de todos os refugiados do mundo 

Em África, estima-se que, em 2023, dos mais de 40 milhões de pessoas obrigadas a abandonar as suas casas, cerca de 96% permanecerão no continente.
O Malawi não é exceção e, apesar de ser um dos Estados mais pobres do mundo (ocupa o 160º lugar segundo o indicador de desenvolvimento humano do PNUD), torna-se um refúgio para muitos dos que fogem. 

No campo de refugiados de Dzaleka, nos arredores de Lilongwe, nos últimos vinte anos, houve refugiados da guerra no vizinho Moçambique, e também pessoas do Ruanda e do Burundi que fugiram do genocídio de meados da década de 1990. Mais recentemente, as áreas de origem predominantes são a República Democrática do Congo e os países do Corno de África.
esmo algumas das pessoas que participaram na Comunidade, devido a várias vicissitudes e situações de perigo, foram obrigadas a abandonar o seu país, o Congo, as regiões de Goma e Kivu, para se refugiarem no Malawi. Uma vez no campo de Dzaleka, encontraram-se e reconheceram-se uns aos outros, e juntos decidiram recomeçar a viver no espírito de Santo Egídio, reunindo-se para a oração, fazendo a escola da paz e servindo os idosos e os doentes.

Para os refugiados, que vivem uma espécie de vida suspensa, na espera interminável e na esperança de que o longo processo de reconhecimento de asilo tenha um resultado positivo, a presença e a amizade de Sant'Egidio significam utilizar a vida de uma forma útil para si e para os outros, e manter viva a sua fé num futuro melhor.
 
O número de hóspedes no campo de Dzalaka cresce a cada ano, e hoje atingiu o número recorde de quase 50.000, o tamanho de algumas cidades italianas.

É difícil imaginar a vida quotidiana desta população de crianças, idosos e adultos que vivem na expetativa de algo que parece nunca chegar e, entretanto, lutam para aprender a língua local ou, pelo menos, o inglês, e para encontrar um emprego informal para complementar a escassa alimentação recebida no campo.

As autoridades estão a tentar encorajar o repatriamento voluntário, mas muitos já não têm casa ou um lugar para onde regressar.

 Entre os pobres estão os idosos, muitas vezes sem família, que se encontram a viver os últimos anos das suas vidas sozinhos e na mais absoluta pobreza.

Os amigos de Sant'Egidio que os visitam e ajudam são uma nova família para eles. Quando podem, trazem-lhes algo para comer. Ajudam a reabilitar as cabanas e as casas pobres onde vivem, porque todos os anos os telhados de palha têm de ser substituídos e reforçados com telas de alona para evitar a entrada de água durante a estação das chuvas.
 
No mês de fevereiro, foi inaugurada a primeira casa para acolher os refugiados idosos que ficaram sem alojamento no campo. Denominada "casa da amizade", é constituída por dois quartos de alvenaria sólidos e acolhedores.
 
Foi um grande acontecimento para a comunidade de Dzaleka, um sinal de amor e de cuidado para com os idosos, que recebeu também o apreço das autoridades do campo e do capelão que abençoou o novo edifício.