WORLD

Sant'Egidio em socorro dos sem-abrigo após a evacuação de alguns grandes bairros de lata em Abidjan

Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim, conhece um desenvolvimento rápido e uma modernização significativa das suas infra-estruturas, favorecida também pelo facto de ter acolhido o recente Campeonato Africano de Futebol. No entanto, uma parte significativa da população não beneficia desta nova prosperidade. Poucos dias após a vitória da seleção nacional, o distrito que governa os municípios da área metropolitana (cerca de 5 milhões de habitantes), procedeu a uma mega evacuação de alguns dos maiores bairros de lata da cidade, situados junto à autoestrada que conduz ao norte do país.

Trata-se de habitações precárias, algumas das quais de alto risco durante a estação das chuvas, mas onde vivem milhares de pessoas, a camada mais pobre da população, não só marfinense mas também cidadãos dos países vizinhos (Burkina Faso, Mali, Guiné Conacri), que se encontram no país há anos, se não mesmo há gerações. As escolas e os colégios também foram destruídos durante a evacuação.

A Comunidade ei Sant’Egidio de Abidjan veio em socorro das famílias sem-abrigo, procedendo de imediato a uma vasta recolha de diferentes tipos de ajuda, em primeiro lugar de géneros alimentares, vestuário e tendas para as abrigar durante a noite. Mas a escuta das famílias e o seu acompanhamento na procura de alojamento alternativo também se revelaram preciosos. A este respeito, foi igualmente lançado um apelo ao Distrito de Abidjan para que venha em auxílio da população afetada e para que o desenvolvimento da cidade não deixe para trás uma grande parte dos seus habitantes, mas que sejam encontradas soluções humanas e sustentáveis.

VÍDEO