DREAM

Uma 'Feira de Saúde', com rastreios de prevenção e tratamento, promovida pelo Centro DREAM de Zimpeto por ocasião do Dia do Médico Moçambicano

Em cooperação com o Serviço de Saúde da Cidade de Maputo e outros parceiros

No sábado, dia 28 Março, por ocasião do Dia do Médico Moçambicano, o Centro DREAM Sant'Egidio de Zimpeto, em colaboração com o Serviço Municipal de Saúde de Maputo e outros parceiros, organizou uma Feira de Saúde no Mercado de Xiquelene, em Maputo.

A iniciativa contou com a participação ativa dos clientes e dos comerciantes do mercado, que necessitavam de informações sobre diversas doenças, entre as quais a tuberculose, o HIV/SIDA, a cólera, a conjuntivite (muito comum no país nestas semanas); e sobre algumas doenças não transmissíveis, como o cancro do colo do útero, a hipertensão, a diabetes e outras.

Durante o evento, foram disponibilizados e realizados centenas de testes de rastreio do VIH, glicemia, hipertensão e cancro do colo do útero.

Uma iniciativa que teve como objetivo não só oferecer cuidados básicos de saúde, mas também promover a sensibilização para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce destas doenças.

A Feira de Saúde foi um sucesso graças à colaboração entre activistas, médicos e parceiros envolvidos, destacando o compromisso comum de melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade de Maputo.