"São bem-vindos a um país em paz, onde começarão uma nova vida. A partir de agora, a paz será a vossa casa". A conferência de boas-vindas aos 97 refugiados que chegaram com os corredores humanitários da Etiópia

Sant'Egidio e CEI em colaboração com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros

Aos gritos de "Viva a Itália, viva a Itália", os 97 refugiados eritreus e somalis que chegaram esta manhã ao aeroporto de Fiumicino Leonardo da Vinci num voo proveniente de Addis Abeba, graças aos Corredores Humanitários promovidos pela Comunidade de Santo Egídio e pela CEI com a colaboração dos Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros, entraram no Terminal 5, disponibilizado pela Aeroporti di Roma, que forneceu a logística e contribuiu para a organização.

Foram recebidos pelo Presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo, pelo Embaixador Pierfrancesco Sacco, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, e, pelo Ministério do Interior, pela Vice-Prefeita Carla Di Quattro. "São bem-vindos a um país em paz, onde começarão uma nova vida. A partir de agora, a paz será a vossa casa", afirmou Marco Impagliazzo. "Chama-se a isto um corredor humanitário da paz porque dá paz. Mas é também um corredor de mães com filhos", concluiu o presidente de Sant'Egidio, que agradeceu às famílias italianas e aos refugiados, já integrados em Itália, que ajudarão a acolher e a integrar os recém-chegados.

O dia de hoje não é apenas uma festa do acolhimento e da integração, mas também uma festa da diplomacia". Assim falou o Embaixador Pierfrancesco Sacco, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros. "A diplomacia italiana, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a embaixada e os consulados - acrescentou, - estão ao serviço da Itália no sentido que estão ao serviço da Itália como ator e promotor da paz, do desenvolvimento sustentável e da solidariedade". Por sua vez, a vice-prefeita Carla Di Quattro, representante do Ministério do Interior, disse que "para o governo italiano, um evento como o de hoje é muito importante, isto, a chegada legal e segura de tantas pessoas de um país terceiro que serão acolhidas graças à Comunidade de Sant'Egidio". (ANSA)

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
 
AS PRIMEIRAS BOAS-VINDAS À ITÁLIA