Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

change language
você está em: home - oraÇÃo - a oração cada dia newsletterlink

Support the Community

  

A oração cada dia

Ícone do Rosto do Senhor
Igreja de Santo Egídio
Roma

"Senhor, ensina-nos a rezar"

A oração é o coração da Comunidade de Sant’Egidio e a sua primeira obra. No fim do dia, cada Comunidade de Sant’Egidio, tanto a pequena como a grande, reúne-se à volta do Senhor para escutar a sua Palavra. Da escuta da Palavra de Deus e da oração, de facto, brota a vida toda da Comunidade. Os discípulos não podem viver sem estar aos pés de Jesus, tal como fez Maria de Betânia, para receberem dele o seu amor e aprenderem dele os seus mesmos sentimentos (Fil. 2,5).

Cada noitinha, então, a Comunidade ao voltar aos pés do Senhor faz sua a pergunta do discípulo anónimo: “Senhor, ensina-nos a rezar!”. E Jesus, mestre de oração, ainda responde: “Quando orardes, dizei: Pai nosso” e não simplesmente “Pai” ou “Meu Pai”. O discípulo, mesmo enquanto reza pessoalmente, nunca é isolado ou órfão; sempre ele é membro da família do Senhor. Na oração comum vê-se claramente o mistério da filiação bem como o da fraternidade. Os antigos Padres diziam: “Não se pode ter a Deus por Pai sem ter a Igreja por mãe”. Na oração comum o Espírito Santo reúne os discípulos na “sala do andar de cima”, junto com Maria, Mãe do Senhor, a fim de que dirijam o seu olhar para o rosto do Senhor e aprendam dele o seu coração.

As Comunidades de Sant’Egidio, espalhadas pelo mundo, reúnem-se nos vários lugares da oração e apresentam ao Senhor as esperanças e as dores das “multidões cansadas e aflitas” (Mt. 9,37) das quais fala o Evangelho. Nessas multidões antigas estão presentes as intermináveis multidões das cidades contemporâneas: os milhões de refugiados que continuam deixando as suas terras, os pobres deixados nas margens da vida e todos aqueles que esperam por alguém que tome cuidado deles. A oração comum acolhe o grito, a invocação, a aspiração, o desejo de paz, de cura e de salvação dos homens e das mulheres deste mundo. Nunca a oração é oca. Ele eleva-se incessante ao Senhor para que a angústia seja transformada em esperança, o choro em alegria, o desespero em regozijo, a solidão em comunhão. E para que o Reino de Deus chegue cedo no meio dos homens. ...leia mais

 

Calendário da semana
NOV
12
Domingo, 12 de Novembro
Liturgia dominical
NOV
13
Segunda-feira, 13 de Novembro
Oração pelos pobres
NOV
14
Terça-feira, 14 de Novembro
Oração com Maria, Mãe do Senhor
NOV
15
Quarta-feira, 15 de Novembro
Oração com os santos
NOV
16
Quinta-feira, 16 de Novembro
Oração pela Igreja
NOV
17
Sexta-feira, 17 de Novembro
Oração da Santa Cruz
NOV
18
Sábado, 18 de Novembro
Oração da vigília
NOV
19
Domingo, 19 de Novembro
Liturgia dominical