ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de Marta. Acolheu o Senhor Jesus em sua casa. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 29 de Julho

Memória de Marta. Acolheu o Senhor Jesus em sua casa.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 10,38-42

Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome
Marta, recebeu-o em sua casa.

Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra.

Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.»

O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas;

mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje a Igreja recorda a memória de Marta, a irmã de Maria e de Lázaro. Com esta memória compreendemos a força do Evangelho que leva à transformação do coração e da vida. Com efeito, Marta, depois de ter acolhido Jesus em casa deixa-se “absorver pelo seu serviço”, que ela considera ser a coisa mais importante. Este “serviço”, esta sua convicção, ocupa-a de tal maneira que ela nem sequer se apercebe da presença do Mestre. Esta concentração sobre as próprias convicções, leva-a não só a não escutar Jesus, mas também a censurá-l’O porque Ele não se interessa por aquilo que ela está a fazer. Isto é, queria que o hóspede lhe desse atenção e não o contrário, mostrando assim qual era o verdadeiro centro das preocupações: não Jesus, mas ela. No fundo, tem um comportamento de serva, reivindicativa como aquela que não se sente considerada no próprio papel. Tem uma atitude banalmente protagonista e não quer que Maria seja, pelo contrário, amiga. Provavelmente pensa que seja errado não fazer nada pelo hóspede, que Jesus é como os homens do mundo que se impõem a si mesmos e que queira ser servido. Estava deveras a agitar-se demasiado, apesar da sua intenção ser a de Lhe reservar um bom acolhimento. Na verdade, estava a perder o essencial. Sempre que nos concentramos em nós mesmos e nos nossos afazeres deixamos de escutar o Senhor (quantas vezes as nossas ocupações nem sequer nos deixam tempo para escutar ou ler a Palavra de Deus!) e perdemos, assim, o sentido do nosso agir e da nossa vida. Isto é, perdemos as prioridades: tudo é importante e nada o é. A melhor parte é a que ninguém pode retirar: a ligação com Ele. Maria, pelo contrário, que tinha entendido muito bem o que mais conta na vida, sentou-se aos pés do Mestre e, atenta, escutava as Sua palavras. É da escuta do Evangelho que deve desabrochar toda a nossa vida, o nosso pensamento e a nossa acção. Marta aprendeu depois a lição que Jesus lhe deu e, continuando a acolhê-l’O em casa, abriu-Lhe também o coração. Quando Jesus Se aproximou para visitar o túmulo de Lázaro, já morto, foi ela quem viu primeiro o Mestre e correu ao Seu encontro. Tinha aprendido a correr para aquele Mestre que a amava, à sua irmã e a Lázaro, como a nenhum outro. Hoje, pede-nos também a nós para não nos deixarmos levar pelos nossos afazeres, mas para sairmos de casa e corrermos para aquele Mestre que nos pode salvar da morte.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO