ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 24 de Maio

Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 15,22-31

Então, os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja, resolveram escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos. E mandaram a seguinte carta por intermédio deles:
«Os Apóstolos e os Anciãos, vossos irmãos, aos irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações!

Tendo conhecimento de que, sem autorização da nossa parte, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras,

resolvemos, de comum acordo, escolher delegados e enviar-vo-los com os nossos queridos Barnabé e Paulo,

homens estes que expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Enviamos, pois, Judas e Silas, que vos transmitirão verbalmente as mesmas coisas.

O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis:

abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procedereis bem, abstendo-vos destas coisas. Adeus.»

Eles, então, depois de se despedirem, desceram a Antioquia e, reunindo a assembleia, entregaram a carta. Depois de a lerem, todos ficaram satisfeitos com o encorajamento que lhes trazia.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Terminado o primeiro Concílio da Igreja que se realizou em Jerusalém também com a presença de Paulo e de Barnabé, os presentes aprovaram quanto referido por Tiago e redigiram o primeiro "decreto conciliar" que foi, depois, levado à comunidade de Antioquia onde a questão debatida tinha eclodido da maneira mais lacerante possível. Podemos dizer que este primeiro Concílio sancionou a diferença entre o hebraísmo e o cristianismo. Até àquele momento, a comunidade cristã parecia-se mais como um grupo no âmbito do hebraísmo do que uma comunidade nova. A assembleia de Jerusalém - guiada pelo Espírito - esclarecia que a salvação provinha do Evangelho e não da lei hebraica. Por isso, na Carta está escrito: "Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo". Desde então, ficou mais clara a distinção entre cristianismo e hebraísmo, apesar disso não significar cancelar o estreitíssimo laço entre as duas religiões que não pode ser eliminado. Antes pelo contrário, podemos afirmar que pertence à própria identidade cristã um profundo e vital relacionamento com o hebraísmo. Não só as raízes são comuns mas, de um certo modo, também a espera. Os hebreus ainda estão à espera do Messias. Os cristãos, pelo contrário, sabem que o Messias já veio mas, ao mesmo tempo, esperam a sua segunda vinda, no fim dos tempos. E, na espera da segunda vinda, estamos, de um certo modo, unidos. Os cristãos sabem que Jesus iniciou os tempos novos do Reino de Deus: na verdade, com a Sua morte e ressurreição, derrotou a morte e inaugurou o Novo Reino. Esta novidade é certamente uma dádiva, mas também é uma responsabilidade para que cada um trabalhe para transformar o mundo com o fermento do Evangelho do amor. E entre as responsabilidades que agora se manifestam claramente, está também a de combater qualquer aceno de anti-semitismo. Infelizmente, no passado, não foi sempre assim. Portanto, é bom manter vivo o diálogo e o encontro "fraterno" com os hebreus a quem nos une uma relação particular e inseparável.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO