ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 24 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 16,1-5.9-15

Partiram de Elim e toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, que está entre Elim e o Sinai, no décimo quinto dia do segundo mês, após a sua saída da terra do Egipto. Toda a comunidade dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Aarão no deserto. Os filhos de Israel disseram-lhes: «Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egipto, quando estávamos descansados junto da panela de carne, quando comíamos com fartura! Mas vós fizestes-nos sair para este deserto para fazer morrer de fome toda esta assembleia!» O Senhor disse a Moisés: «Eis que vou fazer chover do céu pão para vós. O povo sairá e recolherá em cada dia a porção de um dia. Isto é para o pôr à prova e ver se andará, ou não, na minha lei. No sexto dia, quando prepararem o que tiverem trazido, haverá o dobro daquilo que recolhem em cada dia.» Moisés disse a Aarão: «Diz a toda a comunidade dos filhos de Israel: ‘Aproximai-vos do Senhor, porque Ele ouviu as vossas murmurações.’» Enquanto Aarão falava a toda a comunidade dos filhos de Israel, eles voltaram-se para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem. O Senhor falou a Moisés, dizendo: «Ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: ‘Ao crepúsculo comereis carne, e pela manhã saciar-vos-eis de pão, e conhecereis que Eu sou o Senhor, vosso Deus.’» À tardinha caíram tantas codornizes que cobriram o acampamento, e pela manhã havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. A camada de orvalho levantou, e eis que à superfície do deserto havia uma substância fina e granulosa, fina como geada sobre a terra. Os filhos de Israel viram e disseram uns aos outros: «Que é isto?», pois não sabiam o que era aquilo. Disse-lhes Moisés: «Isto é o pão que o Senhor vos deu para comer.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Encontramo-nos imediatamente depois da narração da saída do Egipto, da grande obra de libertação realizada por Deus em prol do Seu povo. E começa-se, descrevendo uma situação de mal-estar. Perante estas situações e problemas, Israel "murmura". O uso deste verbo é significativo. Encontra-se no Antigo Testamento apenas a referência à reacção de Israel a caminho da Terra Prometida. O verbo indica uma lamúria com a pretensão de alguma coisa. A atitude de Israel não parece ser considerada negativamente enquanto tal, mas na medida em que manifesta um juízo de valor sobre o caminho efectuado: Israel considera o êxodo não como um caminho em direcção da vida, ma em direcção da morte ("trouxeste-nos para nos fazer morrer"). Ele perde de vista a sua meta; o deserto, de lugar de passagem é considerado como o lugar onde vão morrer. Nasce, então, a nostalgia do Egipto: querem voltar para trás, preferem a escravidão do Egipto à fadiga do caminho. A preocupação pela comida e a água, o medo, o cansaço, fazem Israel esquecer-se de tudo o que Deus fez por ele. No deserto, Israel não sabe fazer "memória", sente-se sozinho consigo mesmo, mais escravo do que dantes. O que consegue recordar é apenas a sua escravidão. A nostalgia elimina a "memória" da obra de amor de Deus. Bem diferente a nostalgia da "memória" que, ao recordar o passado, ajuda a viver o presente em direcção do futuro. No seu juízo de valor, Israel subverte o sentido da salvação efectuada por Deus, interpretando-a como um caminho de morte. Quantas vezes a nossa lamentação, a nossa nostalgia são fruto de uma fé pequena e desmemoriada? Quantas vezes, eliminamos o amor de Deus por nós por fatiga, cansaço, desilusão, preocupações, solidão? Mas o Senhor não Se deixa prender pelas recriminações de Israel e está sempre pronto a intervir para que aquilo que foi construído não seja desfeito.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO